Quase lá: TRE-RJ condena deputado Rodrigo Amorim por violência política de gênero

TRE-RJ condena deputado Rodrigo Amorim por violência política de gênero

Parlamentar ofendeu a deputada Benny Briolly em discurso na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro

Plenário da nova sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no Edifício Lúcio Costa, na Rua da Ajuda, centro da cidade.
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 02/05/2024 - 18:35 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Em julgamento nesta quinta-feira (2), o colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) condenou, por 4 votos a 2, o deputado estadual Rodrigo Martins Pires de Amorim (União Brasil) pelo crime de gênero contra a vereadora trans Benny Briolly (PSOL Niterói).

A ação penal eleitoral foi movida pelo Ministério Público e pela vereadora Benny Briolly, tendo em vista que em discurso proferido na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), em 17 de maio de 2022, Rodrigo Amorim ofendeu a parlamentar, chamando-a de “boizebu” e “aberração da natureza”, entre outras ofensas e humilhações.

O deputado foi condenado por violência politica de gênero à pena de um ano, quatro meses e 13 dias de prisão, que acabou convertida em multa de 70 salários-mínimos e à prestação de serviços à população em situação de rua. Essa é a primeira condenação de violência política de gênero no âmbito da Justiça Eleitoral. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, considerou que o crime estava amplamente caracterizado.

Edição: Aline Leal

 

fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-05/tre-condena-deputado-rodrigo-amorim-por-violencia-politica-de-genero

 

...