Quase lá: Encontro de Articulação da Marcha das Mulheres Negras da região da Borborema acontece em Campina Grande (Paraíba) neste domingo (28)

O evento tem o intuito de fortalecer a luta e a articulação para a Marcha das Mulheres Negras, que acontecerá em 2025

Brasil de Fato PB | João Pessoa |

Card do evento. - Foto: Divulgação.

 

Neste domingo (28), acontece o Encontro de Articulação da Marcha das Mulheres Negras da região da Borborema, no Sesc Açude Velho, em Campina Grande (PB), a partir das 9h. O evento é promovido pela Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania (Ajurcc), em parceria com a Associação das Trabalhadoras Domésticas e o Instituto Odara, e conta com o apoio do mandato da vereadora Jô Oliveira (PCdoB).

A atividade visa fortalecer a rede de apoio e articulação das mulheres negras para a Marcha das Mulheres Negras, que acorrerá em novembro de 2025, em Brasília (DF). Durante o encontro, haverá debate e troca de experiências sobre questões como cidadania, igualdade de gênero e raça e desafios no mercado de trabalho, além de marcar as comemorações do Julho das Pretas e do Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha.

O evento é aberto ao público e convida todas as mulheres negras da região. A programação inclui rodas de conversa e atividades culturais, proporcionando um espaço de expressão e fortalecimento da identidade e cultura negras. Entre os temas abordados, destacam-se a importância do empoderamento feminino, a valorização das trabalhadoras domésticas e a luta contra a violência racial e de gênero. 

A vereadora Jô Oliveira ressalta a importância de iniciativas como essa, para dar voz às mulheres negras e fortalecer a luta por igualdade e justiça social. "Este encontro é um espaço fundamental para que as mulheres negras da nossa região possam se organizar, discutir suas demandas e construir, juntas, estratégias para enfrentar os desafios que nos são impostos diariamente", afirmou.

A presença de diversas lideranças e os temas abordados na ocasião tem o objetivo de promover troca de conhecimentos e experiências, como também a conscientização e o fortalecimento das lutas sociais e políticas.

Programação

09h - Roda de Conversa: "Os Desafios das Juventudes e das Mulheres na Efetivação da Cidadania no Mundo do Trabalho"

14h - Roda de Conversa: "Marcha das Mulheres Negras - Articulação e Encaminhamentos"

17h - Apresentação Cultural com o Grupo Sambada Lunar
O encerramento do evento acontecerá no Museu dos Três Pandeiros, com uma apresentação cultural do Grupo Sambada Lunar, formado exclusivamente por mulheres, o grupo traz a expressividade da cultura negra.


Cultural do evento. / Foto: Divulgação.

Serviço

Evento: Encontro de Articulação da Marcha das Mulheres Negras da região da Borborema. 
Data: 28 de julho de 2024
Local: Sesc Açude Velho e Museu dos Três Pandeiros, Campina Grande (PB). 
Horário: 09h às 17h

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Carolina Ferreira

fonte: https://www.brasildefatopb.com.br/2024/07/26/encontro-de-articulacao-da-marcha-das-mulheres-negras-da-regiao-da-borborema-acontece-em-campina-grande-neste-domingo-28

 




...