49 Baixados
Tânia Aparecida Kuhnen*
O objetivo deste estudo é mostrar que a ética do cuidado, baseada na proposta de Gilligan sobre a existência de diferentes orientações morais, não é um modelo de ética feminina, mas sim feminista. Ao reconhecer a existência da “voz diferente” da moralidade, Gilligan apenas procura mostrar que há um modo de pensar os problemas morais que foi excluído dos estudos sobre o desenvolvimento moral e das teorias éticas. Mas a voz só é diferente se produzida em meio a um modelo patriarcal de sociedade. Em uma sociedade não-patriarcal, a ética do cuidado é uma ética humana assentada em sentimentos morais e na habilidade humana para cuidar de forma responsável dos outros. O cuidado poder ser desenvolvido por todos os sujeitos morais.
Anais do III Simpósio Gênero e Políticas Públicas, ISSN 2177-8248
Universidade Estadual de Londrina, 27 a 29 de maio de 2014
GT10 - Teorias Feministas – Coord. Márcio Ferreira de Souza e Silvana Mariano
Tânia Aparecida Kuhnen*
O objetivo deste estudo é mostrar que a ética do cuidado, baseada na proposta de Gilligan sobre a existência de diferentes orientações morais, não é um modelo de ética feminina, mas sim feminista. Ao reconhecer a existência da “voz diferente” da moralidade, Gilligan apenas procura mostrar que há um modo de pensar os problemas morais que foi excluído dos estudos sobre o desenvolvimento moral e das teorias éticas. Mas a voz só é diferente se produzida em meio a um modelo patriarcal de sociedade. Em uma sociedade não-patriarcal, a ética do cuidado é uma ética humana assentada em sentimentos morais e na habilidade humana para cuidar de forma responsável dos outros. O cuidado poder ser desenvolvido por todos os sujeitos morais.
Anais do III Simpósio Gênero e Políticas Públicas, ISSN 2177-8248
Universidade Estadual de Londrina, 27 a 29 de maio de 2014