Quase lá: CFEMEA

Democracia e Direitos

Documentos, publicações e estudos referentes à democracia, direitos e política feminista

O relatório Desigualdade de Gênero e Raça na Política Brasileira, produzido pela Oxfam Brasil e o Instituto Alziras, traça uma análise comparativa do perfil das candidaturas e das pessoas eleitas para o poder executivo e legislativo municipal com recorte de gênero e raça entre 2016 e 2020, levando em conta  escolaridade, profissão, filiação partidária, distribuição regional e porte de municípios, a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A desinformação, sobretudo nesse campo, enseja danos em diversos níveis: prejudica a qualidade do debate público, dificulta o acesso à verdade, anima o radicalismo e dissemina o ódio e a intolerância, atraindo, como consequência, a instabilidade política e, com isso, a perspectiva de altercações sociais ou episódios violentos. Responsáveis pelo conteúdo Frederico Franco Alvim e Vitor de Andrade Monteiro Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) Revisão técnica Diogo Mendonça Cruvinel, Tainah Pereira Rodrigues e Thiago Rondon Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) Lara de Paula Secretaria-Geral da Presidência (SPR)

No Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março de 2023, o CFEMEA lança uma publicação de acompanhamento da atividade parlamentar da agenda feminista no Congresso Nacional: “Mulheres e Resistência no Congresso Nacional”. O radar feminista traz um balanço da atividade legislativa entre os anos de 2019 e 2022 – período de desmonte das agendas feministas.

Conhecer como as pautas feministas tramitam no Congresso é fundamental para o fortalecimento da democracia nesta nova Legislatura, além de servir de insumo para organização estratégica dos movimentos sociais e demais entidades aliadas. Por meio da luta em prol da laicidade do Estado, das instituições democráticas, da participação cidadã e popular, e da cobrança da agenda de gênero em suas interseccionalidades garantiremos os direitos das mulheres em todos os âmbitos.

A partir dessa nova guinada no processo democrático do país, com mais mulheres ocupando postos centrais no governo e com a liberdade de tomarmos novamente as ruas, estamos mais confiantes na construção das pautas feministas e antirracistas!

Avante, mulheres!
#8m #diainternacionaldamullher #8demarco #cfemea #df

No contexto atual, com a ascensão de pautas conservadoras
na política e em ano eleitoral, o CFEMEA quer entender quais
temas são mais capazes de mobilizar e engajar as mulheres a
votar em candidaturas que apoiem pautas dos movimentos
de mulheres e quais elementos são mais engajadores em
uma campanha com esse intuito.


O Instituto Locomotiva desenhou um estudo para trazer o
aprofundamento sobre os principais desafios das mulheres
brasileiras hoje, como enxergam temas relacionados aos
direito das mulheres e feminismo, como se relacionam com a
política institucional e eleições, além de testar caminhos para
a campanha a ser realizada pelo CFEMEA.

No dia 28 de setembro o Pleno 14 do Congresso Nacional foi
ocupado pela agenda feminista antirracista com a realização
do seminário “Desafios da Frente Parlamentar Feminista
Antirracista com participação popular”.
O evento reuniu parlamentares e ativistas pelos direitos das
mulheres de todo o Brasil e foi marcado por dois atos
simbólicos a favor da descriminalização do aborto – no
começo da manhã, na rodoviária de Brasília, e no final do dia
no Museu Nacional da República. 

...