Publicado em 2022 pela Liga Brasileira de Lésbicas (LBL) e Associação Lésbica Feminista de Brasília – Coturno de Vênus. Brasil.
O presente relatório refere-se à 1ª etapa do LesboCenso: Mapeamento de Vivências Lés-bicas no Brasil, dados quantitativos. Pesquisa realizada sob a coordenação da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL) e Associação Lésbica Feminista de Brasília – Coturno de Vênus.
No período de 2018 a 2020, a Coturno de Vênus realizou um primeiro mapeamento das vivências lésbicas no Distrito Federal. A partir dos dados divulgados deste mapeamento regional, a LBL contactou a referida instituição com o objetivo de ampliar para o âmbito nacional e numa perspectiva acadêmica-científica-ativista.
Então, em janeiro de 2021, as instituições deram início ao desenho deste projeto nacional.Essa perspectiva acadêmica-científica-ativista trouxe consigo vários desafios, den-tre os quais a lesbofobia institucional – dentro das instituições acadêmicas – e a lesbofobia acadêmica – dentro dos movimentos sociais houve lesbofobia contra as pesquisadoras lésbicas e sapatão que se autoidentificam enquanto ativistas e estão na academia, demonstrando um não lugar destas pesquisadoras.
Contudo, esta pesquisa somente alcançou os objetivos propostos justamente pela ligação entre academia e movimento social, em que a academia esteve a serviço dos movimentos sociais por meio de suas pesquisadoras ativistas.