Quase lá: CFEMEA

Feminismo

Publicações e estudos sobre questões ligadas ao feminismo

Publicado em 2022 pela Liga Brasileira de Lésbicas (LBL) e Associação Lésbica Feminista de Brasília – Coturno de Vênus. Brasil.

 

O presente relatório refere-se à 1ª etapa do LesboCenso: Mapeamento de Vivências Lés-bicas no Brasil, dados quantitativos. Pesquisa realizada sob a coordenação da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL) e Associação Lésbica Feminista de Brasília – Coturno de Vênus.

No período de 2018 a 2020, a Coturno de Vênus realizou um primeiro mapeamento das vivências lésbicas no Distrito Federal. A partir dos dados divulgados deste mapeamento regional, a LBL contactou a referida instituição com o objetivo de ampliar para o âmbito nacional e numa perspectiva acadêmica-científica-ativista.

Então, em janeiro de 2021, as instituições deram início ao desenho deste projeto nacional.Essa perspectiva acadêmica-científica-ativista trouxe consigo vários desafios, den-tre os quais a lesbofobia institucional – dentro das instituições acadêmicas – e a lesbofobia acadêmica – dentro dos movimentos sociais houve lesbofobia contra as pesquisadoras lésbicas e sapatão que se autoidentificam enquanto ativistas e estão na academia, demonstrando um não lugar destas pesquisadoras.

Contudo, esta pesquisa somente alcançou os objetivos propostos justamente pela ligação entre academia e movimento social, em que a academia esteve a serviço dos movimentos sociais por meio de suas pesquisadoras ativistas.

 

Conhecer a personalidade, a atividade militante e os trabalhos teóricos de Alexandra Kollontai são ações fundamentais não apenas para as militantes feministas ou para as mulheres e homens engajados na luta política em prol do socialismo hoje.

Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...