O seminário “Orçamento Sensível a Gênero: integrando a perspectiva de igualdade nas finanças públicas” terá oito conferências temáticas, seis painéis de debate e um talk show, todos transmitidos pelo canal da ESMPU no YouTube. No primeiro dia, há possibilidade de participação presencial, na sede da instituição; nos demais dias, as atividades serão exclusivamente virtuais. Os participantes que estiverem acompanhando a programação pelo YouTube serão certificados por atividade assistida. Ao final de cada uma delas – seja um painel ou uma conferência –, um QR Code será disponibilizado para confirmar a participação e gerar o certificado.
O evento vai apresentar experiências internacionais sobre igualdade de gênero na perspectiva orçamentária. Entre os temas abordados estão violência política de gênero, Plano Plurianual 2024-2027 e política fiscal com igualdade de gênero. O talk show traz como tema “Uma conversa global: caminhos para ampliar o empoderamento feminino”. Com a participação de conferencistas internacionais, haverá tradução simultânea para o português. Para o público estrangeiro, haverá uma transmissão específica com tradução em inglês. Veja a programação completa.
Apoio – A iniciativa conta com o apoio da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), da Associação dos Consultores e Advogados do Senado Federal (Alesfe), da Associação da Auditoria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (AudTCU) e do movimento Elas no Orçamento. A orientadora pedagógica é a subprocuradora-geral da República Samantha Chantal Dobrowolski.