Quase lá: "Não existe política de direitos humanos sem orçamento", diz Silvio Almeida

"Não existe política de direitos humanos sem orçamento", diz Silvio Almeida

Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência volta a ser realizada após hiato de 8 anos

 

Silvio Almeida disse que o governo federal vai conversar com todos os governadores que queiram aderir ao plano Novo Viver sem Limite

Silvio Almeida disse que o governo federal vai conversar com todos os governadores que queiram aderir ao plano Novo Viver sem Limite "fazer da política de direitos humanos e de pessoas com deficiência uma realidade" - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
 
 

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania promove até quarta-feira (17/5) a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento volta a agenda da pasta após oito anos parado.

Durante a abertura da conferência, o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, afirmou que “não existe política de direitos humanos sem orçamento”. O ministro também enfatizou a importância de uma mobilização orçamentária para garantir a implementação dos direitos de PcD. “Peço a todos e todas que tenham em mente que a luta pelos direitos humanos é uma luta no campo da economia política, no campo financeiro-orçamentário”, ressaltou.

 

Novo Viver sem Limite

Silvio Almeida disse que o governo federal vai conversar com todos os governadores que queiram aderir ao plano Novo Viver sem Limite. "Vamos fazer da política de direitos humanos e de pessoas com deficiência uma realidade”, disse. “Não quero saber de que partido é. Se é governador, nós vamos conversar. Não haverá nenhum óbice do governo federal para a implementação das políticas públicas”, completou.

O programa Novo Viver sem Limite foi lançado em 2023 e concluiu ou realizou 24 entregas parciais de iniciativas voltadas à garantia dos direitos de PcD. O plano nacional conta com R$ 6 bilhões de investimentos na áreas de gestão, enfrentamento ao capacitismo, acessibilidade e promoção dos direitos sociais até 2026.

Até o momento, os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba e Piauí já formalizaram adesão ao Novo Viver sem Limite. Além dos estados do Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Alagoas e Pará que estão em processo de adesão.

O ministério também disse que aumentará o trabalho conjunto com organismos multilaterais para que pessoas com deficiência tenham seus direitos garantidos. Também terá uma portaria conjunta entre os Ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos para estabelecer procedimentos para melhorar acessibilidade em prédios públicos.

*Estagiário sob supervisão de Pedro Grigori

 

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2024/07/6899083-silvio-almeida-nao-existe-politica-de-direitos-humanos-sem-orcamento.html

 

...