Arquivos de cursos e publicações da Universidade Livre Feminista Antirracista
Vamos contar pra vocês o que aprendemos e que perguntas permanecem depois de 13 anos de existência da Universidade Livre Feminista (2009-2022) como ação política e educativa na internet. A ideia deste texto é compartilhar por que andamos por certas trilhas e não por outras, que pedras encontramos no caminho, se esbarramos nelas ou se as arrodeamos, e compor assim uma sistematização da experiência.
A questão que nos guia é: quais foram os limites e potencialidades da educação popular feminista quando feita à distância, virtualmente?
A Universidade Livre Feminista foi a primeira iniciativa a dar este passo de propor ações de formação na internet de forma permanente, desde que foi criada pelo Centro Feminista de Estudos e Assessoria – CFEMEA, em 2009. Esta era uma trilha ainda não percorrida por organizações e movimentos feministas brasileiros. Desde 2013, ao CFEMEA se juntaram o SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia e a Cunhã - Coletivo Feminista; e foram criadas uma Secretaria Executiva e uma Rede de Colaboradoras