Ato unificado dia Internacional das Mulheres SP Foto Mídia Ninja

Ato unificado dia Internacional das Mulheres/SP. Foto: Mídia Ninja

Pesquisa do Ideia encomendada pelo Instituto Update mostra que brasileiros concordam que aborto perpetua desigualdades

AGÊNCIA PATRÍCIA GALVÃO

01 de setembro, 2022 Por O Globo

 

(Bianca Gomes/ O Globo) O aborto é um tema “com decisão” no Brasil. A última pesquisa “A cara da democracia” mostrou que 76% dos brasileiros são contra e somente 16% a favor. Uma pesquisa do Ideia encomendada pelo Instituto Update e obtida com exclusividade pelo GLOBO mostra, no entanto, que o assunto tem outras camadas na opinião pública para além do a favor ou contra.

De acordo com o levantamento, apresentado no livro “Feminismo em disputa: um estudo sobre imaginário político das mulheres brasileiras”, 42% da população concordam que o aborto deveria ser uma escolha segura para as mulheres. Só 27% discordam.

Mas, afinal, o que justifica dados tão díspares para um mesmo tema? Apesar de serem contrários à descriminalização do aborto, brasileiros concordam com a ideia de que o aborto perpetua desigualdades, dado que mulheres pobres e negras são as que mais sofrem com prática, afirma Esther Solano, doutora em ciências sociais pela Universidade Complutense de Madri.

Acesse a matéria completa no site de origem.

 

 

FONTE: https://agenciapatriciagalvao.org.br/destaques/mesmo-com-maioria-da-populacao-contra-o-aborto-42-acreditam-que-pratica-deveria-ser-uma-escolha-segura/


...