Vereadores votaram pela aprovação da lei — Foto: Ascom/Câmara Municipal de Maceió

A Câmara Municipal de Maceió aprovou na quinta-feira (9) o Projeto de Lei que pretende obrigar a rede de saúde a exibir vídeos sobre métodos do aborto e seus "riscos e consequências físicas e psicológicas" a gestantes que optarem pelo procedimento dentro da rede pública de saúde. Entidades contrárias ao projeto dizem que texto é inconstitucional e "patrulhamento ideológico".

O aborto é permitido por lei em casos de gravidez decorrente de estupro, risco à vida da gestante ou anencefalia do feto, e deve ser oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Após a aprovação, o Projeto de Lei, de autoria do vereador Leonardo Dias (PL), foi encaminhado para o prefeito JHC (PL), que pode sancionar a lei ou vetar o projeto.

A proposta, que é embasada em estudo de médicos contrários ao aborto, repercutiu negativamente nas redes sociais e também foi criticada pelo Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) e também pela vereadora Teca Nelma (PSD), que se absteve de participar da votação.

"Eu, enquanto parlamentar, não voto em projetos que não estão dentro da constitucionalidade, o que foi o caso deste. Eu só posso mexer no SUS em âmbito nacional. Por esse motivo, decidi não participar da votação, pois o referido projeto não estava de acordo com as regras da Casa Legislativa, o que sou totalmente contra", disse Teca Nelma.

O texto cita que mulheres que optam pelo procedimento têm muito mais chances de desenvolverem vícios em drogas, como a maconha e o álcool, ou ter depressão, ansiedade, além de maior chance de cometerem suicídio.

O projeto estipula que a rede de saúde deve mostrar como é feito o procedimento cirúrgico e os métodos utilizados para o aborto, como a curetagem uterina e a aspiração intrauterina. Para isso, é sugerido que os profissionais da área da saúde mostrem para as gestantes imagens e vídeos desses procedimentos.

LEIA TAMBÉM:

Ao g1, Leonardo Dias disse que não vê polêmica no projeto e que não está legislando sobre o aborto, "mas garantindo um direito de informação à paciente".

"Qual o problema de alguém ter informação sobre todas as consequências de um procedimento cirúrgico ao qual vai se submeter? Para mim, nenhum. Nos casos permitidos por lei, a decisão legal permanece com quem sempre esteve, a própria mulher", disse o vereador.

Durante sessão na Câmara na quinta-feira, o projeto de leite foi aprovado por 23 vereadores presentes. Segundo a vereadora Teca Nelma, a matéria nem deveria ter entrado em pauta. Ela disse que, caso a lei seja sancionada pelo prefeito JHC ou promulgada pela Câmara, que é quando a própria Câmara torna lei o projeto, vai questionar sua constitucionalidade junto ao Ministério Público do Estado (MP-AL).

"Em dezembro pedi um parecer da Procuradoria da Casa, o relatório saiu e apontou que o projeto era inconstitucional. O PL foi incluído de surpresa em pauta, foi um processo atropelado por questões políticas e formado por uma bancada conservadora", afirmou a vereadora.

CDDM diz que projeto é patrulhamento ideológico

A aprovação do projeto também não foi bem recebida pelo Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), que definiu a medida como um patrulhamento ideológico contra a liberdade do corpo da mulher.

"A criminalização do aborto mata e patrulhar a mulher em um momento de fragilidade é uma violência moral, psicológica e institucional para além das que ela já sofre e sofrerá fazendo o procedimento", disse a coordenadora do CDDM e também advogada, Paula Lopes.

Paula disse ainda que medidas de proteção e acompanhamento para essas mulheres deveriam ser priorizadas pelos vereadores.

"Seria muito interessante que, ao invés de interferir em um momento tão difícil na vida dessas mulheres e meninas, os vereadores e vereadoras pudessem criar políticas de acolhimento, onde essas mulheres pudessem ter apoio psicológico de verdade, garantido pela rede pública para serem retiradas das condições de violência a que muitas estão submetidas", completou.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Maceió para saber se o prefeito JHC já tinha um posicionamento sobre sancionar ou vetar a lei, mas não obteve resposta até a última atualização dessa reportagem.

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE ABORTO LEGAL: https://g1.globo.com/saude/video/o-que-e-aborto-legal-10689351.ghtml
 
FONTE: https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2023/02/10/aborto-legal-camara-de-maceio-aprova-projeto-de-lei-que-obriga-rede-de-saude-a-usar-videos-que-mostrem-riscos-e-consequencias.ghtml

...