Dados inéditos, que serão publicados na Pesquisa Nacional de Aborto – Brasil, revelam que em 2021 o número de mulheres que admitiu ter realizado o procedimento caiu em relação a 2010: são 10% das brasileiras, ante 15% da década passada. O trabalho também identifica que em 52% das vezes, o aborto ocorreu quando a mulher tinha menos de 19 anos.

Por g1

 

Dados em primeira mão da Pesquisa Nacional de Aborto de 2021 mostraram que 52% das mulheres que afirmaram ter feito um aborto passaram pelo procedimento com menos de 19 anos. Entre as que já tinham abortado, 1/5 teve dois ou mais abortos e 74% eram mulheres negras.

A pesquisa traça um perfil das mulheres que abortam no Brasil. "É o perfil da mulher comum", afirma Débora Diniz, autora do estudo, antropóloga e professora da Universidade de Brasília. "Ela faz aborto muito jovem, tem filhos, professa alguma religião e está em todas as classes sociais."

A grande novidade, segundo a pesquisadora, é que essas brasileiras fizeram o primeiro aborto ainda muito jovens, em condições precárias e em risco de prisão.

 

Ato pela legalização do aborto bloqueia trecho da Avenida Paulista, em São Paulo, em 19 de julho de 2018 — Foto: Fábio Vieira/Fotorua/Estadão Conteúdo

Veja também

"O que nós temos aqui é o atravessamento de uma necessidade de saúde que tem que ser cuidada e não criminalizada. É o que se leva essa necessidade de saúde para clandestinidade onde circula o mercado perverso de exploração."

Ouça a entrevista completa no podcast O Assunto

VÍDEO: saiba as 3 situações em que o aborto é legal no Brasil

O aborto é legal no Brasil em 3 situações: estupro, risco à vida da gestante, anencefalia do feto — Foto: Arte/g1

 

...