“É importante lembrar sempre que os úteros das mulheres não são caixões. As nossas vidas não podem ser vistas como depósito de sofrimento”

26 de abril, 2023 Nós, Mulheres da Periferia 
Por Amanda Stabile

Isabel (nome fictício) descobriu aos quatro meses de gestação que sua filha tinha malformação fetal, mas aguardou meses sem respostas até ser informada de que a anomalia era incompatível com a vida e que era recomendado interromper a gestação

Meu menino de cinco anos está ansioso com o nascimento da bebê. Alisa a minha barriga e diz que já está perto de nascer”, conta Isabel (nome fictício), mãe de três meninos. “Ainda não conversei com ele porque não sei como, nem o que dizer”, lamenta.

Ter uma menininha sempre foi algo muito sonhado durante os 35 anos de vida da auxiliar de portaria, mas também muito sofrido. “Já tive uma gestação de menina, mas ela nasceu antes do tempo e viveu só dez dias”, lembra.

No início de novembro de 2022, quando estava com quatro meses de sua última gestação, a moradora de Taboão da Serra (SP) insistiu com a equipe médica para realizar uma ultrassonografia. “Eles não queriam fazer porque achavam que era só questão de ver se era menino ou menina”, lembra. Mas sua preocupação, após já ter perdido uma filha, era saber se estava tudo certo com o desenvolvimento da criança.

Ela então compareceu ao Hospital Municipal de Taboão da Serra, acompanhada pela mãe e por um de seus meninos, para realizar o exame.

– Se der para ver o sexo, não precisa falar porque a gente vai fazer o chá de bebê – disse a avó para a médica.

– Não vou falar porque eu vou pedir um outro exame. Não está dando para ver porque o bebê está sentado e com outro exame vocês conseguem ver melhor – respondeu.

Isabel não perguntou mais nada, mas percebeu que a médica tinha descoberto algo que não comentou. “Quando nós saímos do hospital, abri o papel do exame e estava escrito sobre a possibilidade de uma microcefalia”, lembra.

Acesse a matéria completa no site de origem.

 

fonte: https://agenciapatriciagalvao.org.br/mulheres-de-olho/dsr/uma-jornada-de-7-meses-ate-o-aborto-legal/


...