"O Comitê está preocupado com os obstáculos que as mulheres enfrentam para obter acesso ao aborto seguro, mesmo nos casos em que ele é legalmente permitido, especialmente para as mulheres que enfrentam formas de discriminação cruzadas." 

Ato 8M Avenida Paulista Março2023 Foto: Juliana Vieira

Ato 8M Avenida Paulista Março/2023 Foto: Juliana Vieira

17 de outubro, 2023 Uol Por Jamil Chade

Num informe divulgado nesta segunda-feira, o Comitê da ONU para Direitos Econômicos e Sociais apresentou dezenas de recomendações ao Brasil e alertou, de uma forma geral, para a preocupação que existe na entidade sobre a situação da pobreza, fome, racismo e discriminação no país.

O informe foi publicado como resultado de uma sabatina na qual o governo de Luiz Inácio Lula da Silva se submeteu em Genebra, há duas semanas. Na ocasião, os 18 peritos do organismo questionaram a delegação brasileira sobre diversos aspectos das políticas de direitos humanos, sociais e de combate à pobreza.

Agora, em suas recomendações, o Comitê da ONU aponta para a necessidade de que o país lide com alguns de seus maiores desafios sociais.

No que se refere aos direitos sexuais e saúde reprodutiva, o órgão propõe a descriminalização do aborto e afirma:

O Comitê está preocupado com os obstáculos que as mulheres enfrentam para obter acesso ao aborto seguro, mesmo nos casos em que ele é legalmente permitido, especialmente para as mulheres que enfrentam formas de discriminação cruzadas. Também está preocupado com as altas taxas de mortalidade materna e com a falta de acesso a serviços de saúde sexual e reprodutiva apropriados e a informações em áreas rurais e periféricas.

Acesse a matéria no site de origem.

fonte: https://agenciapatriciagalvao.org.br/mulheres-de-olho/dsr/onu-pede-descriminalizacao-do-aborto-no-brasil-e-veto-ao-marco-temporal/?doing_wp_cron=1697626100.0933640003204345703125

 


...