Globalização e Trabalho

O dossiê "Globalização e Trabalho: Perspectivas de Gênero" é a nova publicação do CFEMEA, com apoio do FIG - CIDA (Fundo para Igualdade de Gênero/Agência Canadense para o Desenvolvimento). O estudo contextualiza a globalização, enfatizando as transformações ocorridas no trabalho e os impactos desse processo. Reflete sobre as desigualdades nacionais e internacionais, particularmente no que tange à questão da desindustrialização e aos impactos deste fenômeno sobre os empregos, setor formal e informal, e o desemprego. A autora, Christiane Girard, é professora doutora do departamento de sociologia da UnB e pesquisadora da área de sociologia do trabalho. Informações pelo telefone (61)328-1664, ou www.cfemea.org.br.

Novo Congresso

O DIAP- Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar- lançou a publicação "Radiografia do Novo Congresso - Legislatura 2003-2007", que integra a série Estudos Políticos. O livro contém um mapa do Poder Legislativo, com análise do processo eleitoral, perfil socioeconômico da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e a situação d@s parlamentares em seus respectivos estados. Além de informações sobre os índices de renovação, composição partidária e a agenda prioritária do novo governo que depende do Congresso Nacional. Informações pelo telefone (61)225-9704, fax (61)225-9150, ou www.diap.org.br.

Espaço Feminino

O nono volume do Caderno Espaço Feminino, revista do Núcleo de Estudos de Gênero e Pesquisa sobre a Mulher da pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia, contém reflexões sobre a elaboração das identidades. Os artigos do volume são: Feminismos e Práticas Sexuais: quais os desafios?; Os Caminhos da Homossexualidade: inserção ou exclusão?; O tom do "Bom-tom": os manuais de civilidade e a construção das diferenças; Comparando escritos: Júlia Lopes de Almeida e Carmem Dolores; O Oco do Ventre: a Representação da Maternidade nas Artes Plásticas em Uberlândia 1980-99; e Masculinidades entre os Catadores de Perdas Preciosas. Informações pelo telefone (34)3236-6071 e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Trabalho e Políticas Públicas

Os textos da publicação "Mulher, trabalho e Políticas Públicas Locais", da Coordenadoria Especial da Mulher da Prefeitura de São Paulo, são resultado do Encontro Latino-Americano realizado em abril de 2002. As discussões do Encontro foram pautadas em três eixos centrais: as condições de trabalho, emprego e renda das mulheres no contexto latino-americano; as políticas sociais e articulação com políticas econômicas; e a cidade como possibilidade de construção da cidadania das mulheres. Informações pelo telefone (11)3315-9077 ramal 2290, fax (11) 3326-3765, e www.prefeitura.sp.gov.br/coordenadoriadamulher.

Mulheres nas artes visuais

A publicação "Espejos que dejan ver. Mujeres en las artes visuales latinoamericanas", da Isis Internacional, surgiu da constatação da ausência escandalosa das mulheres artistas nos livros sobre arte latino-americana. O trabalho de pesquisa reúne mais de 21 artistas, suas obras e comentários. O objetivo da publicação é provocar um outro olhar, outras luzes, outras imagens, outras propostas, para além da visibilidade do trabalho dessas artistas. Informações na página www.isis.cl.


...