O Centro de Direitos Humanos de Cristalândia - Tocantins, filiado ao Movimento Nacional de Direitos Humanos, promoveu um seminário sobre Gênero para seus e suas associados/as, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, na cidade de Cristalândia. Para assessorar o Seminário, convidou o CFEMEA, que foi representado pela advogada Iáris Ramalho Cortês.

O principal objetivo do Seminário foi iniciar o processo de reflexão e discussão sobre o tema, visando capacitar os participantes para o enfrentamento de casos existentes de desigualdades, preconceitos e discriminações entre homens e mulheres.

As diferenças entre SEXO e GÊNERO foram discutidas através de um processo participativo, com trabalhos em pequenos grupos, dramatização de casos e dinâmicas onde os próprios participantes descobriam situações incontestáveis do comportamento discriminatório em casa, no trabalho e na sociedade, em conseqüência da cultura machista na qual fomos criadas e criados.

Intercalando as dinâmicas foram apresentados dados e debatidos aspectos teóricos da histórica discriminação de mulheres e homens em nossa sociedade e as lutas do movimento feminista para mudar esta situação, como, por exemplo, superar as dificuldades femininas para contar com a participação masculina nas rotinas domésticas e equidade nas oportunidades de trabalho ou, ainda, superar as dificuldades masculinas para enfrentar questões tradicionalmente delegadas às mulheres.

Participaram do Seminário, representantes de organizações, como a ComSaúde e CPT - Artoc., Núcleos de Direitos Humanos elencados ao CDHC de Cristalândia, Formoso do Araguaia, Araguaçu, Dueré, Lagoa da Confusão, Goianorte, Caseara, Nova Rosalândia e Paraíso do Tocantins. No total trinta e oito pessoas de formação e atividades diversificadas se fizeram presentes, o que contribuiu para que o resultado do evento pudesse ser enriquecido com as contribuições apresentadas pelos participantes.


...