Em março o CFEMEA participou, em Porto Alegre, de uma oficina para capacitação de ONGs gaúchas na área de advocacy e controle social. Organizada pelo GAPA ( Grupo de Apoio e Prevenção da Aids), do Rio Grande do Sul, a oficina foi parte de um conjunto de atividades voltadas para o fortalecimento do Fórum de ONGs/Aids do Estado e contou com a participação de 12 instituições locais que buscam se fortalecer na relação com o poder público municipal e potencializar suas ações na área de saúde e direitos sexuais e reprodutivos.
O objetivo foi trabalhar uma visão estratégica sobre advocacy, percebendo o controle social a partir de uma perspectiva integral e orientada pela garantia dos direitos sexuais e reprodutivos. As atividades conduzidas pelo CFEMEA abordam as noções e conceitos ligados ao advocacy, a construção do campo político dos direitos sexuais e reprodutivos, a experiência do CFEMEA no legislativo federal e algumas coordenadas para o planejamento de ações nessas áreas.
Além da experiência do CFEMEA e das discussões com os participantes a oficina contou com o depoimento da presidente do Conselho Estadual de Saúde do RS, Adalgiza Balsemão Araújo que trouxe importantes subsídios para o debate sobre as possibilidades de participação da sociedade no controle social sobre o SUS- Sistema Único de Saúde.
Como resultado do trabalho conjunto, as ONGs saíram com duas propostas de planejamento iniciadas: um plano para fortalecimento da presença das ONGs locais nos Conselhos de Saúde dos municípios do interior gaúcho e um plano para uma campanha de advocacy. Com relação a essa campanha a preocupação foi com o fim dos financiamentos do Banco Mundial para o combate à Aids no Brasil a partir de 2002. Frente a esse desafio iniciou-se o planejamento de advocacy junto aos poderes executivo e legislativo em nível nacional e estadual em busca de recursos públicos para as iniciativas de combate à Aids no país.