Salete Maccaloz - Juíza do Rio de Janeiro
Referida em todos os temas como um dos sujeitos da história que sofre com a globalização. Mas a sua questão democrática específica não foi mencionada em nenhuma Conferência. O grande social foi o homem, mas tivemos chance de fazer nossas oficinas, dolorosamente mais uma vez, para nós mesmas.

Jacqueline Pitanguy – CEPIA-RJ
A presença das mulheres no FSM foi fundamental para ressaltar que as questões de gênero perpassam as discussões sobre desenvolvimento, integração econômica, transnacionalização, neoliberalismo e justiça social.

Lilian Celiberti - Cotidiano Mujer - Uruguai
Muitas mulheres e poucos espaços nos debates gerais. Apesar disto, nossos espaços próprios promoveram debates interessantes e nossas vozes em defesa do direito a decidir sobre nossos corpos ganharam múltiplas solidariedades.

Denise Dourado Dora - Fundação Ford
Muitas. Mas o Fórum não foi feminista.

Shakespeare - CUT-MG
A participação das mulheres foi muito importante. Elas trouxeram grandes propostas de luta e combatividade. É importante a participação das mulheres na luta.

Amelinha Teles - União de Mulheres/SP
É possível a transformação do mundo desde que não haja violência doméstia e sexual. A direção do Fórum precisava ter dado prioridade a esta questão, o que não aconteceu. O que foi privilegiado neste FSM foram as questões econômicas e algumas questões sociais, mas não as questões das mulheres.

João Carlos Olivieira - Projeto Sta. Clara-RS
As mulheres tiveram uma atuação e liderança muito grande. Discutindo, dando opinião, decidindo junto com os homens. As questões das mulheres foram discutidas no Fórum. Não fui a nenhuma oficina sobre os direitos das mulheres, mas nas oficinas que participei, as mulheres levantaram suas questões.

Marcos Pompeu - sindicato dos bancários-SP
O Fórum popular e democrático teve a participação das massas organizadas e não organizadas. As mulheres tiveram uma participação brilhante e se igualaram aos homens na qualidade e na quantidade.

Franco di Giargirolano - Confederação Geral Italiana de Lavoro
Muitas mulheres de todas idades e muito participativas e empenhadas. O Fórum não contemplou muito e nem em profundidade as questões das mulheres.

Sonia Correa - Iniciativa Gênero/IBASE-RJ
Desde a secretaria até o 2º escalão tinham muitas mulheres, que sem elas, o FSM não teria acontecido. As feministas no FSM foram as únicas a lembrarem que o fato de Bush estar na Presidência dos EUA, muda o cenário da globalização. Para variar, carregamos e tocamos o piano: tanto organizamos quanto trouxemos as questões de ponta.

Ângela Freitas - AMB
A presença das mulheres no FSM inaugurou uma nova etapa da relação do movimento de mulheres com as esquerdas. Foi uma presença qualificada mas tímida para as questões de gênero. A expectativa é que no próximo Fórum a perspectiva de gênero esteja muito mais presente em todas as mesas.

Maria Betânia Ávila - SOS Corpo-PE
O Fórum é um marco para um processo de transformação social contra a hegenomia neoliberal. Mas apesar de sua radicalidade democrática e importância internacional, como militante feminista posso dizer que a desigualdade de gênero ainda é visível na estrutura do Fórum.

Ximena Barbery – CIDEM - Bolívia
As mulheres feministas estiveram com tudo, apesar de tudo.

Loreto Bravo - Grupo Iniciativa-Chile
Tivemos menos presença do que merecíamos, mas unidas nos fizemos visíveis. Outro Mundo não é possível sem feminismo e feministas.


...