Encontro promove um diálogo produtivo entre ONGs e especialistas

As mais diversas experiências de projetos sociais para a conquista da igualdade de gênero no mundo do trabalho foram apresentadas em Campinas-SP, nos dias 26 e 27 de agosto, no I Encontro de Intercâmbio de Experiências do Fundo de Gênero no Brasil. Em comum, além do trabalho pela democratização das relações de gênero no mundo do trabalho, os projetos tinham o fato de serem apoiados pelo Fundo para Igualdade de Gênero da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional - CIDA/ACDI. O CFEMEA, embora não tendo um projeto específico com o Fundo, foi convidado a participar do evento para iniciar um contato mais próximo com a rede de parceiros, que está sendo estabelecida a partir desse evento.

O Encontro teve por objetivo não só fortalecer os vínculos entre os parceiros do Fundo, aprofundando o impacto de suas ações para a situação das mulheres no mundo do trabalho, como também serviu para que se aprofundassem discussões importantes nesta área. Várias especialistas no assunto estiveram presentes, discutindo questões como a qualificação do conceito de gênero e os desafios que ele coloca para ação política; as transformações que a globalização e a flexibilização no mundo do trabalho vêm trazendo para a posição de mulheres e homens e para as relações de gênero nesse campo; as políticas de ação afirmativa e as estratégias de ação para transformar o quadro atual, entre outras.

Além da participação de especialistas e representantes de organismos como o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, a Agência Brasileira de Cooperação, o PNUD e a própria CIDA, o encontro teve, como um de seus pontos altos, a riqueza de experiências apresentadas pelos parceiros do Fundo. Experiências que abordaram desde as dificuldades enfrentadas pelas mulheres para conquistar espaços no setor informal da economia até a luta do movimento sindical para pautar as questões de gênero nas negociações coletivas e dentro do próprio movimento, passando pela articulação com outros setores da sociedade civil e pela realização de pesquisas e indicadores atuais para essas questões.

Dentro de uma visão ampliada do que seja o mundo do trabalho e o impacto das relações de trabalho para a conquista da eqüidade de gênero, o encontro permitiu perceber como ainda há conquistas a serem feitas, tanto no combate direto a discriminação de gênero quanto no estabelecimento de novos marcos legais que interferem diretamente no exercício dos direitos das mulheres.


...