Recém criada, a Coordenação da bancada feminina já se prepara para trabalhar. Uma das parlamentares que compõe a Coordenação, a deputada Jandira Feghali (PC do B-RJ) fala sobre as metas que a bancada pretende alcançar com essa nova tarefa. Jandira Feghali é médica, tem 42 anos, está no terceiro mandato no Congresso Nacional e integra a Frente Parlamentar da Saúde da Câmara dos Deputados.

CFEMEA - Qual o eixo principal do trabalho da Coordenação da bancada feminina?

Jandira - A Coordenação tem como principal objetivo articular a bancada feminina no sentido de aprovar os projetos de lei de interesse das mulheres, bem como pressionar a rejeição daqueles que retiram direitos já conquistados, tais como as novas modificações apresentadas no projeto da Previdência.

CFEMEA - Qual a importância da criação dessa bancada na sua opinião?

Jandira - Atualmente os direitos das mulheres estão profundamente afetados, principalmente os que dizem respeito a aposentadoria e a licença maternidade. A nova proposta da Previdência apresentada ao Congresso simplesmente ignorou o direito constitucional da mulher se aposentar cinco anos mais cedo que os homens. A Articulação da bancada feminina e a criação de uma Coordenação se faz importante no sentido de priorizar os interesses das mulheres no Congresso. Composta por duas deputadas federais e uma senadora e com a proposta de se renovar a cada seis meses, a Coordenação tornará mais ágil o processo de decisão, mobilização e atuação da bancada.

CFEMEA - A criação de uma Coordenação ajuda na aprovação de projetos de lei na Câmara e no Senado?

Jandira - Sim. O objetivo da criação de uma Coordenação é justamente tornar mais ágil o processo de discussão, articulação e mobilização em defesa dos nossos interesses e direitos.

CFEMEA - Por que só agora decidiu-se criar uma Coordenação da bancada?

Jandira - Antigamente a bancada feminina era representada apenas por um parlamentar, o que dificultava e sobrecarregava na hora da marcação de agendas. Com a Coordenação, o processo de decisão e articulação política fica rápido, consistente e mais descentralizado.


...