Em sua primeira reunião de trabalho, a Coordenação da Bancada Feminina - atualmente composta pela Senadora Emília Fernandes (PDT-RS) e pelas deputadas Jandira Feghali (PC do B-RJ) e Almerinda de Carvalho (PFL-RJ) - definiu os objetivos gerais de seus trabalhos até janeiro do próximo ano.

Reunidas no dia 19 de agosto, a senadora Emília e a deputada Jandira foram unânimes em afirmar que o papel maior da coordenação será o de construir e favorecer uma ação articulada entre as suas integrantes. Com isso, se busca incentivar a atuação conjunta e coesa da Bancada Feminina, visando uma maior presença dentro e fora do Congresso Nacional. Para isso foi importante a definição de algumas áreas prioritárias, como o combate à pobreza - com atenção especial à Comissão Parlamentar Conjunta de Combate à Pobreza, recentemente criada -, o estímulo à discussão sobre violência, o incentivo a ações que visem a saúde materna, a preparação da participação brasileira em Beijing+5 e o estímulo às candidaturas femininas nas próximas eleições municipais, em 2000.

A Coordenação definiu também uma rotina de trabalho, com reuniões regulares e uma estratégia de comunicação em três níveis: entre as parlamentares, da Bancada com o Congresso, e da Bancada com a mídia. A idéia é que a Bancada se veja e seja vista cada vez mais como uma articulação orgânica e eficaz entre as parlamentares mulheres no Congresso Nacional.


...