Nos dias 19/21 de agosto realizou-se em Curitiba o I Congresso Internacional de Direito Eleitoral e Partidário-Fórum Mundial. O evento foi promovido pelo Instituto Brasileiro Museu do Futuro, contando com o apoio de inúmeras entidades governamentais e não governamentais e reuniu representações e participantes de 22 países.

Um dos 5 painéis foi dedicado à "Preparação da Mulher para o exercício do Poder Político" e contou com exposições e análises sobre as repercussões de processos e sistemas eleitorais para o desempenho político das mulheres( quotas na política, listas partidárias, candidaturas unitárias, etc.). Foi observado que mais de 30 países do mundo já implementam algum tipo de medida afirmativa, visando estimular a participação política das mulheres e redistribuir as posições de poder entre homens e mulheres. Este movimento mundial, fruto da luta do movimento feminista e da compreensão e apoio de lideranças políticas democráticas, é um esforço de superar as práticas e mentalidades que vigoram durante séculos, de que as mulheres deviam ser socializadas para o exercício dos papéis de esposa, mãe e dona de casa e impedidas de participar da vida pública e da gestão dos grandes problemas sociais.

Eventos como este são da maior importância, não apenas como uma troca de experiências em curso, mas sobretudo por apontar para a necessidade de se considerar a especificidade e a importância da participação política das mulheres.

Para maiores informações sobre o Congresso e obtenção da íntegra das conferências, contatar com Noely Manfredini D'Almeida, vice-presidente do Instituto Brasileiro Museu do Futuro e Coordenadora de Comunicações do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


...