"Sonhar um sonho sozinho é apenas um sonho. Sonhar um sonho compartilhado é começar a torná-lo realidade"

Com esta frase de Dom Helder Câmara, gravado em uma placa comemorativa dos seus 15 anos, o Jornal do DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, homenageou o CFEMEA, amigas, amigos e instituições que, durante esses anos, foram parceiros nas lutas pela dignidade dos trabalhadores brasileiros.

Também, em comemoração a data, foi organizado o concurso de charges "O Cotidiano do Trabalhador - a responsabilidade do governo FHC pela crise social". A receptividade, em todo o Brasil foi demonstrada pelo elevado número de concorrentes. O concurso foi destinado a chargistas, cartunistas e ilustradores, profissionais e amadores. Uma comissão julgadora, da qual o CFEMEA participou, escolheu os três melhores desenhos, depois de uma seleção prévia feita por diretores da Comunicação Popular e membros do conselho editorial do Jornal.

A grande comemoração aconteceu no dia 20, com a participação de diversas autoridades, políticos de diferentes partidos, integrantes e amigos do DIAP.

São 15 anos onde a vigília permanente junto aos parlamentares consegue influenciar na elaboração ou derrubada de leis que favorecem ou prejudicam trabalhadores(as) brasileiros(as), além de ser um termômetro do comportamento parlamentar para a categoria.

Neste período, quase nenhuma legislação foi produzida sobre o trabalho, no Brasil, sem um toque ou a observação atenta dessa entidade.

O DIAP, com o seu livro "Quem é quem na Constituinte", provocou celeuma, de âmbito nacional, quando, fiel a realidade, estabeleceu notas, de zero a 10 a todos os parlamentares constituintes, de acordo com suas votações em temas trabalhistas. As notas provocaram surpresas e ainda hoje podem ser pontos de reflexões para a sociedade brasileira, de vez que demonstra que os valores e sensibilidade pessoais de cada parlamentar tem uma grande influência na definição de sua conduta na hora do voto, independente do bloco político em que se encontra inserido.

Com um trabalho sério, suprapartidário e imparcial, divulga, através do Jornal, não só às trabalhadoras e trabalhadores, mas à sociedade, os mais recentes acontecimentos do Poder Legislativo, além de apresentar teses polêmicas e de interesse para a classe trabalhadora.

Além da equipe de Comunicação Popular, responsável pelo jornal, são publicados artigos assinados por especialistas, analisando temas de interesse da classe trabalhadora.

O CFEMEA muito se orgulha de ser responsável há mais de cinco anos, pela página Mulher trabalhadora.... uma redundância, onde informa aos leitores do DIAP, notícias de interesse da mulher, abordando, não só temas em destaque no Congresso Nacional mas, também, assuntos diversos, considerados importantes para o aperfeiçoamento do conhecimento das mulheres.


...