Quase lá: Câmara debate hoje proposta que ameaça vida das pessoas que gestam e tecnologias para reprodução

Ontem (12), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara Federal antecipou discussão da Proposta de Emenda Constitucional 164 de 2012 que prevê o estabelecimento da inviolabilidade do direito à vida desde a concepção.

A proposta de autoria de Eduardo Cunha (PMDB/RJ) e de João Campos (PSDB/GO) conta com parecer da deputada Chris Tonietto (PL/RJ) pela admissibilidade na CCJC.

Na prática a proposta acaba com as pesquisas com células tronco e com as técnicas de reprodução assistida, bem como todas as outras pesquisas científicas relacionadas; e criminaliza o aborto em todas as circunstâncias, ou seja, em caso de violência sexual, risco de vida e de feto anencefálico.

A proposta também conhecida como PECFimdaVida e PECdoEstuprador segue na pauta da Comissão e pode ter a admissibilidade votada nesta quarta-feira, 13 de novembro.

Os movimentos de mulheres, feministas e outros grupos de defesa de direitos humanos e da ciência se manifestaram contra a proposta e exigem sua retirada de pauta.

Acompanhe e apoie curtindo, comentando e compartilhando nossos posts: https://www.instagram.com/p/DCT4nHZOr3h/?igsh=c2UwYW85enJra3o2 


Quem votou pela priorização da PEC na pauta da CCJC

Entre os partidos que votaram para que a PEC passasse de 13º ponto de pauta para 4º ponto estão: PL, REPUBLICANOS, PP, União Brasil, PODEMOS e PSDB.

Parlamentares que votaram pela PEC 164/12 (29 votos):

Caroline de Toni (PL-SC), Chris Tonietto (PL-RJ), que são presidente e vice-presidente da CCJC, Coronel Fernanda (PL-MT), Delegado Ramagem (PL-RJ), Julia Zanatta (PL-SC), Luiz P.O Bragança (PL-SP), Marcos Pollon (PL-MS), Soraya Santos (PL-RJ), Rodolfo Nogueira (PL-MS), José Medeiros (PL-MT), Coronel Meira (PL-PE) , Filipe Barros (PL-PR), Delegado Bilynskyj (PL-SP), Alfredo Gaspar (UNIÃO-AL), Coronel Assis (UNIÃO-MT), Nicoletti (UNIÃO-RR) , Rafael Simoes (UNIÃO-MG), Dani Cunha (UNIÃO-RJ), Kim Kataguiri (UNIÃO-SP), João Leão (PP-BA), Mersinho Lucena (PP-PB), Toninho Wandscheer (PP-PR), Cezinha Madureira (PSD-SP), Lafayette Andrada (REPUBLICANOS-MG), Ricardo Ayres (REPUBLICANOS-TO) , Roberto Duarte (REPUBLICANOS-AC), Diego Garcia (REPUBLICANOS-PR), Lucas Redecker (PSDB-RS), Mauricio Marcon (PODE-RS)

Parlamentares que apoiaram os direitos humanos e a ciência e foram contra priorizar a PEC (12 votos):

Bacelar (PV-BA), Helder Salomão (PT-ES), Orlando Silva (PCdoB-SP), Patrus Ananias (PT-MG), Erika Kokay (PT-DF), Fernanda Pessôa (UNIÃO-CE), Juarez Costa (MDB-MT), Olival Marques (MDB-PA) , Paulo Magalhães (PSD-BA), Eduardo Bismarck (PDT-CE), Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Chico Alencar (PSOL-RJ).

Votaram em abstenção pela inversão de pauta que prioriza a discussão da PEC 164/12 (02 votos):
José Guimarães (PT-CE), Sidney Leite (PSD-AM)

Votaram em obstrução pela inversão de pauta que prioriza a discussão da PEC 164/12 (02 votos):
Alencar Santana (PT-SP), Luiz Couto (PT-PB)

Link da votação de ontem (12/11/2024): https://www.camara.leg.br/presenca-comissoes/votacao-portal?reuniao=74649


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...