Quase lá: Equidade racial nas eleições é tema de curso gratuito

Formação defende que mais vozes sejam ouvidas e consideradas na formulação de políticas e decisões governamentais

 

Imagem mostra uma mulher negra debruçada sobre uma urna eleitoral.

Foto: Douglas Magno / AFP - Imagem mostra uma mulher negra debruçada sobre uma urna eleitoral.

17 de setembro de 2024 - Alma Preta

 

O Instituto DACOR – Dados contra o Racismo vai realizar o curso “Equidade racial nas eleições”. A formação gratuita inicia nesta quarta-feira (18), às 19h30, e irá abordar tópicos essenciais sobre a importância da participação negra nos pleitos e as consequências do racismo na política. 

Segundo a entidade, o curso é essencial para o entendimento de que a equidade racial nas eleições possibilita que mais vozes sejam ouvidas e consideradas na formulação de políticas e decisões governamentais.

Além disso, a representação equitativa permite que os interesses e as necessidades das diferentes comunidades sejam abordados de maneira justa e equilibrada. 

“Quando grupos racialmente diversos têm a oportunidade de eleger representantes que realmente entendem e vivenciam as suas realidades, as políticas públicas se tornam mais inclusivas e eficazes”, ressalta a organização em nota à imprensa.

A publicação também pontua que “a presença de líderes racialmente diversos pode servir como um catalisador para mudanças positivas, promovendo um ambiente de maior compreensão e respeito entre os diferentes grupos étnicos. Isso não apenas fortalece a coesão social, mas também combate preconceitos e estereótipos, promovendo a equidade”.

Para alcançar este objetivo, a formação será dividida em três assuntos principais a serem abordados: Desafios e Barreiras para a Equidade Racial nas Eleições, Debates e Discussões e Conclusão e Futuro da Equidade Racial nas Eleições.

No primeiro, os alunos poderão refletir sobre a discriminação e os preconceitos existentes no processo eleitoral, as barreiras socioeconômicas e educacionais e o impacto da mídia e do discurso político na percepção racial.

O segundo tópico apresenta uma discussão sobre as implicações da falta de equidade racial na política e um debate sobre soluções e caminhos possíveis para a inclusão.

Por último, será incentivada uma reflexão sobre o progresso e os desafios futuros, além de um debate sobre o papel contínuo da sociedade civil e das políticas públicas e o planejamento para ações futuras e engajamento contínuo.

Para participar do curso, basta acessar o canal oficial do Instituto DACOR.


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...