Quase lá: 'Esposas tradicionais': as redes sociais colocam em moda o ideal de mulher do fascismo

Todos os sistemas patriarcais – neste caso, fascistas, reaccionários e conservadores – legitimaram e perpetuaram um regime de sociedade que confinou as mulheres ao espaço privado

 

"O verdadeiro perigo não é que as mulheres queiram voltar a ser donas de casa, mas sim que queiram ser “donas de casa TikTok”, e esta é a realidade – a da verdadeira influência que as redes sociais têm – que devemos observar mais de perto", escreve Andrea Proenza, jornalista, em artigo publicado por El Salto, 23-07-2024.

Eis o artigo.

Na Barcelona dos anos 60, uma mulher escreve uma carta pedindo a receita da salada russa para dar ao marido e aos amigos seu prato preferido. Da mesma forma, uma mulher residente em Sant Antoni de Calonge quer preparar fruta em conserva natural porque o marido gosta muito e outra, de origem aragonesa, pergunta como preparar chouriço e chouriço para surpreender o marido. À procura destas receitas juntou-se a do pato laranja, da lula à romana, da sopa bouillabaisse, do pão-de-ló pa de pessic ou dos panellets. Todos solicitados por donas de casa espanholas que procuravam agradar aos seus cônjuges e que pediam conselhos para melhorar os seus dotes culinários através da Clínica Elena Francis.

Estas mulheres, para quem a sua maior preocupação era “ter uma boa aparência” com os seus maridos e entes queridos – como contam Armand Balsebre e Rosario Fontova no seu ensaio As Cartas de Elena Francis. Uma educação sentimental sob Franco - eles poderiam responder ao que hoje é conhecido como o fenômeno das tradwives (esposas tradicionais, em inglês), mas, para eles, foi apenas uma tentativa de adaptação ao ideal de uma “esposa espanhola". A mulher espanhola do regime de Franco tinha que ser austera, prestativa, passiva, altruísta e dedicada ao cuidado dos filhos e do marido e, para isso, foram formadas através da educação supervisionada pelo Estado e pela Igreja, especialmente sob os ensinamentos da Seção Feminina da Falange Espanhola, fundada por Pilar Primo de Rivera.

A educação recebida pelas mulheres espanholas do pós-guerra referia-se quase diretamente à recebida pelas mulheres alemãs do Terceiro Reich sob a direção de Gertrud Scholtz-Klink e das suas “escolas para noivas”, que tinham o objetivo de formar “esposas perfeitas”. Ideais que foram perpetuados através da propaganda por diversos meios. Da mesma forma que na Espanha existia a Clínica Elena Francis ou revistas femininas como Y: Revista para la mujer nacional-sindicalista, na Alemanha existia a NS-Frauen-Warte, a revista nazista para mulheres por excelência.

Todos os sistemas patriarcais – neste caso, fascistas, reaccionários e conservadores – legitimaram e perpetuaram um regime de sociedade que confinou as mulheres ao espaço privado. No entanto, o seu maior sucesso não tem sido o fato de, durante os períodos que durou este tipo de governo, as mulheres terem visto a sua presença limitada no espaço público, mas sim o fato de terem conseguido garantir que as próprias mulheres - além dos homens - aqueles que consideravam que, por natureza, o seu lugar era no lar e no cuidado. A historiadora Gerda Lerner afirma no seu ensaio A Criação do Patriarcado que um sistema patriarcal “só pode funcionar graças à cooperação das mulheres” e dá vários exemplos de como essa cooperação ocorre: “a inculcação dos gêneros; a privação de educação; a proibição de as mulheres conhecerem a sua própria história; a divisão entre eles ao definirem “respeitabilidade” e “desvio” com base em suas atividades sexuais; através da repressão e da coerção total; através da discriminação no acesso aos recursos econômicos e ao poder político; e recompensando as mulheres que se conformam com os privilégios de classe.”

O sucesso do patriarcado não é obrigar as mulheres a serem donas de casa, mas sim que elas próprias considerem que este é o seu destino natural e que obtenham satisfação – e a sua auto-estima seja reafirmada – cuidando dos seus maridos. Portanto, enquanto no contexto dos regimes totalitários houve uma imposição do Estado para ditar o futuro das mulheres, o que caracteriza o fenômeno das tradwives é que estas apelam diretamente à sua liberdade individual para dedicarem as suas vidas a agradar aos seus maridos. A historiadora e escritora Esther López Barceló explica que “estes vídeos não ocorrem sob um regime totalitário, mas sim numa democracia em que este ideal de mulher está longe do bom senso coletivo” e, portanto, “está implícito que se estas mulheres têm escolhidos para se tornarem os novos “primos Rivera” (como Juan Naranjo os batizou apropriadamente) livremente. “Não é nenhum homem ou instituição religiosa que – com base nas imagens – parece estar por trás destas mensagens, razão pela qual a sua popularidade se torna mais perigosa”.

Uma das TikTokers americanas impulsionadoras do fenômeno tradwife Estee Williams, uma mulher republicana, cristã, branca, loira e de olhos azuis — cujo conteúdo consiste em preparar receitas e falar sobre a experiência de ser uma esposa tradicional, explica em um de seus vídeos —em que ela é mostrada sorrindo e com um tom de voz doce— que elas “não fingem que todas as mulheres são assim, mas que elas, como indivíduos, acreditam que as mulheres têm um papel diferente na sociedade e que qualquer pessoa deve ser livre de escolha isto." Algo semelhante acontece no caso da espanhola RoRo, que se tornou viral no TikTok nas últimas semanas com suas receitas culinárias para Pablo, seu namorado. Embora RoRo não fale explicitamente sobre o movimento tradwife, ela mostra essa mesma inclinação com seus numerosos vídeos de receitas altamente elaboradas – ela afirma que “gosta de demonstrar seu amor pela comida” – e aos quais dedica um grande número de horas para fazer seu namorado e seus amigos felizes.

López Barceló explica que, justamente porque se reitera a sua livre escolha, “dá a impressão de que é uma opção desejável e legítima, porque ser influenciador consiste em gozar de ampla validação social e, portanto, o público pode perguntar: por que não? emular isso? No final das contas, ela é apenas uma garota que “se preocupa” com o namorado e ele parece gostar dela.”

No entanto, é importante contextualizar a verdadeira situação de muitas mulheres nas suas casas para compreender verdadeiramente o perigo deste fenômeno. Em outro de seus vídeos, a americana TikToker faz afirmações como que “um estilo de vida tradicional não empurra as mulheres para situações abusivas com seus parceiros, mas que uma vida tradicional é simples, segura e maravilhosa”; ou que “ser dependente financeiramente do seu marido não mostra que você é incapaz de fazer outras coisas, mas sim mostra que você confia plenamente no seu parceiro para apoiá-la”. Este tipo de mensagens surge num momento em que, de acordo com o estudo When Men Murder Women, realizado pelo Violence Policy Center em 2020, aproximadamente três mulheres são assassinadas todos os dias pelos seus parceiros nos Estados Unidos. Num contexto de violência, quanto mais uma mulher depende financeiramente do seu parceiro, mais difícil será escapar dessa situação.

Quando cuidar se torna um trabalho

Porém, há outra leitura adicional que não podemos esquecer quando falamos de esposas profissionais. Além de ter um óbvio preconceito de gênero, essa estetização do cuidado só agrada realmente às mulheres de uma determinada classe e raça. O fato de poder fingir que é uma dona de casa que pode morar em uma casa grande, cuidar de vários filhos, manter seus cuidados pessoais e, além disso, ter tempo para gravá-los e carregá-los em suas redes sociais, implica que já existe uma contribuição econômica básica mais que suficiente que, mais tarde - e aqui está a chave - aumenta quando a tradwife - que aparentemente defende que quem sustenta a casa é o homem - acaba por rentabilizar os seus vídeos, que se tornam virais e, portanto, trazem mais renda. Portanto, quando falamos dessas famosas esposas tradicionais, o marido é realmente o único que trabalha ou estamos lidando com um casal que já possui um privilégio econômico significativo e acaba enriquecendo ainda mais realizando o modelo de família tradicional?

Na década de 1980, Bell Hooks falou em sua peça Am I Not a Woman? de como as mulheres negras e da classe trabalhadora não se viam identificadas com as críticas de Betty Friedan em The Feminine Mystique, uma vez que “o problema que não tem nome” – o da insatisfação das donas de casa – apenas relacionava a experiência das mulheres brancas de classe média, isto é, aquelas unidades familiares que poderiam viver confortavelmente com um único salário. Porém, com estas novas (velhas) tradwives que estão a surgir, não devemos perder de vista que nem sequer estamos a falar daquelas mulheres de que Friedan falava, mas sim de que são mulheres que ganham dinheiro através das suas redes sociais, mas que fingem que sua única tarefa é dedicar-se ao lar. As redes sociais tornaram-se um trabalho para muitos hoje em dia, e a estética atraente das esposas profissionais – uma estética branca, hegemônica e heterossexual – leva algumas mulheres a quererem aspirar a isso, o que equivale a querer tornar-se outro tipo de influenciadoras, as “influenciadoras domésticas”.

Embora estejam realmente ganhando dinheiro, os comentários em seus vídeos enfatizam que as mulheres sempre se preocuparam com o amor e é assim que deve continuar a ser.
Portanto, o perigoso é que, embora estejam realmente ganhando dinheiro, quando você olha os comentários em seus vídeos – ou em vídeos que criticam sua mensagem – é comum encontrar um padrão óbvio e muito comum no imaginário coletivo de inúmeras pessoas: as mulheres sempre se preocuparam com o amor, e é assim que deve continuar a ser. No entanto, as tradwives que encontramos no TikTok não se preocupam apenas com o amor, mas também com o benefício econômico que a viralização de seus vídeos e outras oportunidades de trabalho que deles surgem lhes proporcionam.

O que é realmente preocupante aqui é: o que vai acontecer com todas essas novas gerações que veem nelas um modelo de vida ideal e, o pior de tudo, “fácil” de imitar? Embora todos entendamos que nem todos conseguem acompanhar o ritmo das viagens e dos eventos de moda que um influenciador tem, parece fácil alcançar a “felicidade” que as esposas tradicionais prometem: basta encontrar um homem que o apoie. O verdadeiro perigo não é que as mulheres queiram voltar a ser donas de casa, mas sim que queiram ser “donas de casa TikTok”, e esta é a realidade – a da verdadeira influência que as redes sociais têm – que devemos observar mais de perto. Um governo autoritário que obrigue as mulheres a ficarem em casa não será mais necessário, mas elas acabarão querendo isso sob um falso espelho do que significa entregar o controle da sua vida – e do seu corpo – a outra pessoa.

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fonte: https://www.ihu.unisinos.br/641716-esposas-tradicionais-as-redes-sociais-colocam-em-moda-o-ideal-de-mulher-do-fascismo

 




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