Quase lá: Feministas pedem a Lula que indique uma mulher negra ao STF

Entidades engajadas na luta por igualdade e empoderamento feminino assinam petição e se movimentam nas redes em prol da nomeação de uma mulher negra à corte suprema

 

Raphael Felice
postado em 08/04/2023 11:23 - Correio Braziliense
 
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
 

Com a aproximação das aposentadorias da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e do ministro Ricardo Lewandowski, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva indicará, ainda em 2023, dois novos ministros à Suprema Corte. Com a possibilidade de uma dupla indicação, diversos movimentos seguem se articulando para sensibilizar Lula sobre a indicação de uma mulher negra para ocupar, pela primeira vez, uma das onze cadeiras do STF.

Apesar do forte movimento de coletivos femininos e movimentos negros nos últimos meses, Lula ainda mostra resistência quanto à indicação. O preferido do presidente a uma das vagas é o seu advogado pessoal, Cristiano Zanin.

Entre as ações que vêm ganhando força nos últimos dias está uma petição criada pelo grupo Tributos a Elas, movimento iniciado por procuradoras da Fazenda Nacional.

“Desde a sua criação, o Supremo nunca pôde refletir, proporcionalmente, a nossa sociedade, formada por grande população feminina e negra. A diversidade na mais alta Corte do país é imprescindível, para que diferentes vivências, experiências e visões de mundo formem um conjunto abrangente de reflexões, em nome de decisões ainda melhores. É por tudo isso que pedimos a nomeação de uma mulher para a Suprema Corte. Uma mulher negra traduziria mais nossa população, que hoje não se revê, plenamente, naquele espaço de poder”, diz a petição na plataforma Avaaz.

feministas querem mulher negra stf2

feministas querem mulher negra stf1

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2023/04/5085918-movimentos-femininos-pedem-a-lula-que-indique-uma-mulher-negra-ao-stf.html


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...