Soraia Mendes é jurista, escritora e advogada com atuação e obras reconhecidas pelo Supremo Tribunal Federal e pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Por toda sua trajetória profissional e acadêmica comprometida com a justiça social e a democracia em 2021 a Dra. Soraia Mendes teve seu nome indicado como anticandidata em uma campanha que envolveu mais de 135 entidades.
É pós-doutora em Teorias Jurídicas Contemporâneas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília – UnB; mestra em Ciência Política, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; e pós-graduada em Direitos Humanos pelo Instituto de Filosofia Berthier – IFIBE.
Autora de obras doutrinárias de referência, publicadas pelas mais importantes editoras jurídicas brasileiras, tais como "Pacote Anticrime: comentários críticos à Lei 13.964/2019”, "Feminicídio de Estado" “A Delação/Colaboração Premiada em Perspectiva”, "Criminologia Feminista: novos paradigmas", “Esfera Pública e Direitos Fundamentais: estudos sobre a liberdade de comunicação”, "Processo Penal Feminista" dentre outras. Além disso tem artigos publicados e referidos em renomadas instituições do Chile, da Austrália, da Colômbia, de Portugal, da Argentina e da Itália.
Professora universitária em grandes universidades públicas e privadas, Soraia Mendes também foi perita em processo penal credenciada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos para o Caso 12.263 Márcia Barbosa vs. Brasil, primeira condenação internacional do Brasil por feminicídio. Foi também coordenadora nacional do Comitê para América Latina e o Caribe de Defesa dos Direitos das Mulheres - CLADEM, organização proponente do Caso Maria da Penha perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
Como advogada teve importantes atuações como na ADPF 779 referente à tese da legítima defesa da honra e em casos emblemáticos como que envolveu o estupro da influencer Mariana Ferrer; o assédio sexual à comediante Dani Calabresa e outras atrizes; e o Caso Luana Barbosa, destacado pelas Nações Unidas, juntamente com o de George Floyd (EUA), como um dos exemplos de racismo sistêmico mais importantes no mundo.
Atualmente, ela representa as vítimas no caso de escândalo sexual envolvendo as funcionárias da Caixa Econômica Federal contra o ex-presidente da instituição, Pedro Guimarães.
Em resumo, Soraia Mendes é uma jurista, uma professora, uma advogada. Autora de obras de referência com citações no STF e Cortes Internacionais e artigos publicados em vários países do mundo. Advogada de movimentos sociais. Feminista. Mas, principalmente, Soraia Mendes é uma mulher negra, nascida em uma favela da periferia de Porto Alegre, filha de uma empregada doméstica e um operário sindicalista de chão de fábrica fundador da CUT e que teve toda a sua formação forjada na universidade pública deste país.
saiba mais e acompanhe em https://www.instagram.com/explore/tags/soraianostf/