A ala majoritária do Psol Curitiba apresenta na segunda-feira (15) o nome de Andrea Caldas como pré-candidata à prefeitura da cidade. Curitibana, Andrea é professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR) na área de Políticas Educacionais. Começou a carreira na educação pública em 1988, no magistério municipal de Curitiba, atuando posteriormente na rede estadual e, desde 1993, na UFPR.
Em dezembro de 2023, o Diretório Municipal do Psol Curitiba decidiu lançar candidatura própria ao Executivo Municipal e convidou a militância a indicar nomes para concorrer ao pleito, processo que segue em aberto. Na época, o partido vetou um possível apoio a Luciano Ducci (PSB), prefeito da capital paranaense entre 2010 e 2012, quando Beto Richa se afastou para assumir o governo do estado.
Nos próximos meses, o Psol deve confirmar o nome para disputa à prefeitura e apresentar uma chapa de vereadores. Embora haja um apontamento forte em torno do nome de Caldas, até abril deverá acontecer a convenção eleitoral para confirmar a tática e os nomes do partido. Até lá qualquer filiado pode apresentar sua pré-candidatura.
Uma das metas apontada pelo Psol de Curitiba é eleger a primeira cadeira da sigla na Câmara Municipal de Curitiba.
Edição: Pedro Carrano