Quase lá: Clube de Leitura estimula reflexão sobre identidade de gênero

Organizado na USP, clube quer reunir e sensibilizar professores sobre diversidade nas escolas por meio de autores e temas LGBTQIAPN+

 Publicado: 26/03/2024
Por

Clube de Leitura da FE é um projeto voltado ao estudo de estratégias transformadoras para a atuação de escolas no enfrentamento de desigualdades e discriminações -Fotomontagem: Jornal da USP / Diego Facundini

 

A Faculdade de Educação (FE) da USP inicia, nesta semana, os encontros do seu Clube de Leitura, Literatura e Diversidade. A atividade de extensão, que está em seu quinto ano consecutivo, tem como objetivo sensibilizar professores em formação inicial e quem já está no exercício para questões de identidade de gênero e orientação sexual, em intersecção com raça e classe.

As reuniões acontecem entre os dias 27 de março e 26 de junho, com leitura e discussão de textos literários de autoria e temáticas LGBTQIAP+. Para participar, é necessário se inscrever neste formulário. O evento é gratuito e aberto à participação de qualquer pessoa interessada. Os encontros serão realizados nas últimas quartas-feiras de cada mês, das 17h30 às 19 horas, de modo remoto, pelo Google Meet.

Iracema Santos do Nascimento é coordenadora do Clube de Leitura, Literatura e Diversidade – Foto: Arquivo Pessoal

Coordenado pela professora Iracema Santos do Nascimento, do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, o clube desenvolve um cuidadoso trabalho de curadoria para que os livros escolhidos tratem de, pelo menos, uma das siglas LGBTQIAP+. As obras selecionadas para a programação do primeiro semestre são: Cartas para Ninguém, de Diana Salu; Poco Hombre: Escritos de uma bicha terceiro-mundista, de Pedro Lemebel; Tash & Tolstói, de Kathryn Ormsbee; e Um chamado telepático de socorro, de Fernanda Laguna.

O projeto também é voltado ao estudo de estratégias transformadoras para a atuação de escolas no enfrentamento de desigualdades e discriminações e na promoção da diversidade. De acordo com a organização, o clube também faz parte do projeto de pesquisa Clube de Leitura Literária como estratégia de formação de professoras(es) para a promoção da diversidade de gênero na educação básica, o que faz das pessoas participantes colaboradoras desse processo. O formulário de inscrição apresenta o Termo de Consentimento para participantes.

Os encontros garantem um certificado de participação de 5 horas, cada.

Clube de Leitura, Literatura e Diversidade

Reuniões: de 27 de março a 26 de junho
Quando: 27/3, 24/4, 22/5, 26/6, das 17h30 às 19 horas
Onde: via Google Meet
Mais informações:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.facebook.com/clubedeleituraliteraturaediversidade
www.instagram.com/clubeliteraturaediversidade

 

fonte: https://jornal.usp.br/diversidade/clube-de-leitura-estimula-reflexao-sobre-identidade-de-genero/

 




Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...