Quase lá: Humildade, deliberação e trabalho coletivo. Artigo de Thomas Piketty

"Só o trabalho coletivo nos permitirá progredir, o que exige a criação de uma verdadeira federação democrática de esquerda, capaz de organizar a deliberação e resolver as divergências",

 

"Só o trabalho coletivo nos permitirá progredir, o que exige a criação de uma verdadeira federação democrática de esquerda, capaz de organizar a deliberação e resolver as divergências", escreve Thomas Piketty, diretor de pesquisas na École des Hautes Études en Sciences Sociales e professor na Paris School of Economics. Autor, entre outros livros, de O capital no século XXI (Intrinseca), em artigo reproduzido por A Terra é Redonda, 07-08-2024, com tradução de Fernando Lima das Neves. O artigo foi originalmente publicado por Le Monde.

Eis o artigo.

É tempo da esquerda voltar a descrever o sistema econômico alternativo a que aspira.

Apesar da maioria relativa obtida pela Nova Frente Popular – NFP, o panorama político francês continua marcado por divisões e incertezas. Sejamos claros: os ganhos obtidos pela esquerda em votos e assentos são, na realidade, muito limitados e refletem um trabalho insuficiente tanto em relação ao programa como às estruturas. Só enfrentando resolutamente estas insuficiências que os partidos de esquerda poderão ultrapassar o período de turbulência e de governos minoritários que se anuncia e obter um dia a maioria absoluta que lhes permitirá governar o país no longo prazo.

O programa adotado pela NFP alguns dias após a dissolução do antigo governo teve certamente o imenso mérito, em comparação com os outros, de indicar onde encontrar os recursos para investir no futuro: saúde, educação, pesquisa, infraestrutura de transportes e de energia, etc. Estes investimentos essenciais aumentarão fortemente e só há duas formas de financiá-los.

Ou aceitamos o início de um novo ciclo de socialização crescente da riqueza, impulsionado pelo aumento dos impostos sobre os mais ricos, como propõe a NFP, ou rejeitamos por ideologia qualquer alta fiscal, colocando-nos nas mãos do financiamento privado, sinônimo de desigualdade de acesso e de eficácia coletiva mais que duvidosa. Impelidas por custos privados gigantescos, as despesas de saúde aproximam-se de 20% do PIB nos Estados Unidos, com indicadores desastrosos.

Entretanto, os montantes mencionados pela NFP podem ter assustado: cerca de 100 bilhões de euros em encargos e novas despesas daqui a três anos, ou seja, 4% do PIB. No longo prazo, estes montantes não têm nada de excessivo: as receitas fiscais na Europa Ocidental e Nórdica passaram de menos de 10% da renda nacional antes de 1914 para 40-50% depois dos anos 1980-1990, e foi este aumento do poder do Estado de bem-estar social (educação, saúde, serviços públicos, proteção social, etc.) que permitiu um crescimento sem precedentes da produtividade e do nível de vida, independentemente do que os conservadores de qualquer época possam ter dito.

Forte demanda por justiça social

O fato é que há incertezas consideráveis quanto ao calendário e à ordem de prioridades de um governo de esquerda que chega ao poder. Mesmo sendo forte a demanda por justiça social no país, a mobilização de novos recursos continua sendo um processo frágil, do qual os cidadãos podem retirar seu apoio a qualquer momento. Concretamente, enquanto não for demonstrado de forma incontestável que os milionários e as multinacionais estão realmente sendo obrigados a contribuir, é impensável pedir a qualquer outra pessoa que faça um esforço suplementar. Ora, o programa da NFP continua muito vago sobre este ponto crucial.

É ainda mais problemático que os governos de esquerda das últimas décadas, na ausência de um programa suficientemente preciso e de uma apropriação coletiva suficientemente forte, estejam sempre cedendo aos lobbies assim que chegam ao poder, por exemplo, isentando do ISF [imposto de solidariedade sobre a fortuna] os chamados ativos profissionais e a quase totalidade das grandes fortunas, o que faz com que as receitas sejam ridiculamente baixas em relação ao que poderiam e deveriam ser.

Para não repetir estes erros, será necessário envolver a sociedade civil e os sindicatos na defesa destas receitas e dos investimentos sociais a elas associados. Nestas questões, como em outras, os slogans não podem substituir o trabalho de fundo e a mobilização coletiva.

Há problemas semelhantes com as aposentadorias. Não faz muito sentido adotar o slogan da aposentadoria para todos aos 62 anos, ou mesmo aos 60 anos, quando todos bem sabem que existe também uma condição de tempo de contribuição para obter uma aposentadoria completa no sistema francês. Uma palavra de ordem do tipo “quarenta e dois anos de contribuição para todos” seria mais bem compreendido pelo país, e deixaria claro que as pessoas com formação superior não se aposentarão antes dos 65 ou 67 anos, insistindo, ao mesmo tempo, na injustiça inaceitável dos 64 anos da reforma de Emmanuel Macron, que obriga, por exemplo, quem começou a trabalhar aos 20 anos a contribuir durante quarenta e quatro anos.

Os exemplos poderiam ser multiplicados. É bom que se anuncie a supressão da plataforma Parcoursup, mas teria sido ainda melhor descrever precisamente o sistema alternativo, mais justo e mais transparente, que o substituirá. É bom que se denuncie o grupo de mídia Bolloré, mas seria melhor comprometer-se com uma lei ambiciosa para democratizar os meios de comunicação e desafiar os acionistas todo-poderosos.

Por etapas

Lembremos também da proposta que visa atribuir um terço dos assentos nos conselhos de administração das empresas aos representantes dos trabalhadores. Esta é a reforma mais profunda e autenticamente social-democrata do programa da Nova Frente Popular, mas seria melhor que fosse colocada num quadro mais amplo. Para permitir a redistribuição do poder econômico, seria necessário aumentar o número de assentos nas grandes empresas para 50%, limitando simultaneamente os direitos de voto dos maiores acionistas e comprometendo-se com uma verdadeira redistribuição do patrimônio.

Em vez de condescender com uma radicalidade retórica de fachada, é tempo da esquerda voltar a descrever o sistema econômico alternativo a que aspira, reconhecendo ao mesmo tempo que as coisas ocorrerão por fases.

Em todas estas questões, só o trabalho coletivo nos permitirá progredir, o que exige a criação de uma verdadeira federação democrática de esquerda, capaz de organizar a deliberação e resolver as divergências. Estamos muito longe disso: nestes últimos anos, a França Insubmissa não parou de tentar impor sua hegemonia autoritária à esquerda, à maneira do Partido Socialista de outrora, só que pior, dada a recusa de qualquer processo de votação por parte dos dirigentes “insubmissos”.

Mas o eleitorado de esquerda não se deixa enganar: sabe muito bem que o exercício do poder exige, acima de tudo, humildade, deliberação e trabalho coletivo. Já é tempo de responder a esta aspiração.

Leia mais

fonte: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/642150-humildade-deliberacao-e-trabalho-coletivo-artigo-de-thomas-piketty

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

BIBLIOTECA: Publicações mais recentes

Mulheres e Resistência: Radar Feminista no Congresso Nacional - 1º semestre de 2024
134 Baixados  - Publicações do Cfemea - 22 Agosto 2024
7.41 MB
Radar Feminista no Congresso Nacional - 16 de agosto de 2022
52 Baixados  - Radar Feminista no Congresso Nacional - 18 Agosto 2022
288.08 KB
Radar Feminista no Congresso Nacional - 19 de julho de 2022 DESTAQUE
50 Baixados  - Radar Feminista no Congresso Nacional - 24 Julho 2022
446.66 KB
10 teses para abordar nos debates e nas políticas para uma Sociedade do Cuidado
95 Baixados  - Autocuidado e cuidado - 24 Mai 2023
129.51 KB
A ética do cuidado como teoria feminista
45 Baixados  - Autocuidado e cuidado - 5 Novembro 2022
440.33 KB
À MARGEM DAS FRONTEIRAS LEGAIS: Trajetórias sociais de mulheres envolvidas com o tráfico de drogas na Penitenciária Feminina do Distrito Federal - JULIANA GONÇALVES CACERES
21 Baixados  - Mulheres Encarceradas - 18 Dezembro 2022
2.05 MB
A mulher no Orçamento 2021
51 Baixados  - Orçamento Mulher - 23 Novembro 2022
2.26 MB
A Mulher no Orcamento 2022 - Ministério do Planejamento
702 Baixados  - Orçamento Mulher - 1 Fevereiro 2023
1.65 MB
A MULHER NO ORÇAMENTO: EVIDÊNCIAS SOBRE TRANSPARÊNCIA, MATERIALIDADE, TRANSVERSALIDADE E DESEMPENHO DO ORÇAMENTO SENSÍVEL A GÊNERO NO GOVERNO FEDERAL NO PERÍODO DE 2019 A 2023
1136 Baixados  - Orçamento Mulher - 23 Novembro 2022
747.21 KB
A política sexual de fevereiro a julho de 2023
39 Baixados  - Direitos Sexuais e Reprodutivos - 17 Julho 2023
2.72 MB
Aborto : por que precisamos descriminalizar?
1937 Baixados  - Direitos Sexuais e Reprodutivos - 13 Dezembro 2022
20.95 MB
Agenda Transversal Mulheres - PPA 2024-2027 DESTAQUE
53 Baixados  - Orçamento Mulher - 13 Março 2024
8.52 MB
Autobiografia de uma mulher comunista sexualmente emancipada
36 Baixados  - Feminismo - 12 Junho 2023
594.53 KB
AUTOCUIDADO E CUIDADO ENTRE MULHERES ATIVISTAS - ATOS POLÍTICOS DE FEMINISMOS CONTEMPORÂNEOS DESTAQUE
38 Baixados  - Autocuidado e cuidado - 22 Junho 2023
1.27 MB
Autocuidado, cuidado entre ativistas
390 Baixados  - Autocuidado e cuidado - 20 Julho 2022
1.11 MB
Balanço do Neoliberalismo 'Perry Anderson
26 Baixados  - Democracia e Direitos - 10 Julho 2024
195.67 KB
boletim-futuro-do-cuidado-n12-acessivel
26 Baixados  - Direitos Sexuais e Reprodutivos - 8 Janeiro 2024
3.1 MB
Caderno Ideias 230 - Instituto Humanitas Unisinos
16 Baixados  - Direitos Humanos - 27 Junho 2024
452.76 KB
Como contribuir para uma sociedade antirracista: Um Guia para quem acredita na garantia de TODOS os Direitos Humanos
158 Baixados  - Direitos Humanos - 29 Novembro 2022
6.65 MB
Cuidado entre Ativistas - Tecendo Redes para a Resistência Feminista Nova!
0 Baixados  - Documentos do CFEMEA - 25 Outubro 2024
8.79 MB
Das Ruas para o Parlamento, apoiadores e opositores da agenda feminista e dos direitos das mulheres na Câmara e Senado 2023-2026
1487 Baixados  - Publicações do Cfemea - 27 Mai 2023
3.56 MB
De margem a margem o rio avança: dissidência sexual e de gênero, raça, etnia e deficiências
33 Baixados  - Direitos Humanos - 31 Outubro 2022
2.51 MB
Desigualdades de Raça e Gênero na Política
67 Baixados  - Democracia e Direitos - 26 Julho 2022
12.73 MB
Direitos Reprodutivos: “ABORTO LEGAL”
1019 Baixados  - Direitos Sexuais e Reprodutivos - 14 Março 2023
1.59 MB
DOSSIÊ - Reações da sociedade brasileira contra a Portaria nº 2.282 de 27/08/2020
65 Baixados  - Direitos Sexuais e Reprodutivos - 20 Setembro 2022
6.95 MB
Ementa - Formação Feminista Antirracista de cuidado e autocuidado
206 Baixados  - Autocuidado e cuidado - 28 Junho 2023
3.57 MB
Engajamento Mulheres na Política - Pesquisa Qualitativa 2022
38 Baixados  - Democracia e Direitos - 21 Setembro 2022
11.6 MB
Entre as Leis da Ciência, do Estado e de Deus - O surgimento dos presídios femininos no Brasil
33 Baixados  - Direitos Humanos - 18 Outubro 2022
5.13 MB
ESTUDO: Elas que Lutam – mulheres e a sustentação de vida na pandemia
2299 Baixados  - Observatório Direitos Humanos e Crise Covid 19 - 18 Setembro 2022
1000.16 KB
folder_cuidado_entre_ativistas_english
46 Baixados  - Autocuidado e cuidado - 22 Julho 2022
220.1 KB
folder_cuidado_entre_ativistas_english
43 Baixados  - Autocuidado e cuidado - 20 Agosto 2022
22.46 KB
Gênero e Violência
95 Baixados  - Publicações Universitárias - 21 Setembro 2022
2.87 MB
Guia básico de enfrentamento à desinformação
99 Baixados  - Democracia e Direitos - 18 Setembro 2022
666.08 KB
Guia Prático de Proteção à Violência Política (CBDDH)
36 Baixados  - Direitos Humanos - 7 Setembro 2022
1.55 MB
Guia prático de proteção à violência política para defensoras e defensores de direitos humanos
76 Baixados  - Direitos Humanos - 1 Agosto 2023
3.39 MB
I LesboCenso Nacional: Mapeamento de Vivências Lésbicas no Brasil - Relatório Descritivo 1ª Etapa (2021-2022)
51 Baixados  - Feminismo - 18 Dezembro 2022
9.41 MB
Informe de Monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023
144 Baixados  - Informe de Monitoramento do Congresso Nacional - 24 Junho 2023
3.72 MB
Informe do Seminário da Frente Feminista Antirracista com Participação Popular
46 Baixados  - Democracia e Direitos - 23 Novembro 2023
2.34 MB
Informe sobre o Seminario da Frente Parlamentar Feminista Antirracista
16 Baixados  - Democracia e Direitos - 23 Novembro 2023
24.88 MB
Memórias & afetos - 30 anos do Coletivo de Mulheres do Calafate
67 Baixados  - Autocuidado e cuidado - 1 Novembro 2023
17.88 MB
Mulheres e Resistência no Congresso Nacional. Radar Feminista ao término da Legislatura 2019-2022
1471 Baixados  - Publicações do Cfemea - 3 Mai 2023
20.79 MB
MULHERES POR MULHERES: Memórias do I Encontro de Pesquisa por/de/sobre Mulheres
27 Baixados  - Publicações Universitárias - 23 Agosto 2023
3.98 MB
NÃO HÁ LUGAR SEGURO: Estudos e Práticas sobre Violências Contra as Mulheres à Luz da Multidisciplinariedade - Volume 2
20 Baixados  - Direitos Sexuais e Reprodutivos - 30 Setembro 2022
4.84 MB
NÃO HÁ LUGAR SEGURO: Estudos e Práticas sobre Violências Contra as Mulheres com Ênfase no Gênero - Volume 3
21 Baixados  - Direitos Sexuais e Reprodutivos - 30 Setembro 2022
2.94 MB
NÃO HÁ LUGAR SEGURO: Estudos e Práticas sobre Violências Contra as Mulheres nas Perspectivas dos Direitos Sexuais e Reprodutivos - Volume 4
25 Baixados  - Direitos Sexuais e Reprodutivos - 30 Setembro 2022
2.64 MB
NÃO HÁ LUGAR SEGURO: Estudos e Práticas sobre Violências Domésticas e Familiares - Volume 1
20 Baixados  - Direitos Sexuais e Reprodutivos - 30 Setembro 2022
3.06 MB
O Cortiço
54 Baixados  - Literatura Brasileira - 29 Mai 2023
478.64 KB
O Futuro do Cuidado - 11ª edição - julho 2023
71 Baixados  - Autocuidado e cuidado - 13 Julho 2023
2.73 MB
Opinião pública sobre prisão de mulheres por aborto no Brasil: Resultados de pesquisas realizadas entre 2018 e 2023 (Sumário Executivo)
707 Baixados  - Direitos Sexuais e Reprodutivos - 4 Outubro 2023
8.44 MB
Orçamento Mulher - Uma história de 12 anos de incidência política do CFEMEA
57 Baixados  - Orçamento Mulher - 17 Outubro 2022
9.96 MB
ORÇAMENTO MULHER: possibilidades e limites do orçamento sensível ao gênero no Brasil DESTAQUE
97 Baixados  - Orçamento Mulher - 17 Outubro 2022
699.99 KB
Os corpos femininos como objeto de abjeção e tortura na ditadura civil-militar brasileira
32 Baixados  - Democracia e Direitos - 2 Abril 2024
1.07 MB
Os Cuidados no Brasil: Mercado de Trabalho e Percepções
58 Baixados  - Autocuidado e cuidado - 18 Novembro 2022
8.84 MB
Pasquim Feminista ano II nº 3
35 Baixados  - Pasquim Feminista - 5 Outubro 2023
920.36 KB
Perfil Parlamentar (2023-2026) SOB A ÓTICA DA AGENDA FEMINISTA - 2023
4202 Baixados  - Publicações do Cfemea - 3 Mai 2023
4.3 MB
Política de Privacidade e Proteção de Dados
21 Baixados  - Documentos de Políticas do Cfemea - 18 Setembro 2022
163.45 KB
Política de Proteção e Cuidado
36 Baixados  - Documentos do CFEMEA - 20 Fevereiro 2024
168.25 KB
Prevenir violências de gênero: Experiências e Aprendizagens na América Latina e Caribe Hispânico (2010-2020)
60 Baixados  - Violência de Gênero - 6 Janeiro 2023
8.77 MB
Racismo, violência e Estado: três faces, uma única estrutura de dominação articulada – abordagem conceitual, volume 1
44 Baixados  - Racismo - 29 Novembro 2022
7.15 MB
Radar Feminista no Congresso Nacional - 2 de agosto de 2022
68 Baixados  - Radar Feminista no Congresso Nacional - 3 Agosto 2022
427.18 KB
Radar Feminista no Congresso Nacional - 23 de agosto de 2022
51 Baixados  - Radar Feminista no Congresso Nacional - 23 Agosto 2022
288.03 KB
Radar Feminista no Congresso Nacional - 9 de agosto de 2022
52 Baixados  - Radar Feminista no Congresso Nacional - 12 Agosto 2022
280.86 KB
Radar_Feminista-no-Congresso_Reacoes-a-resolucao-do-CFM_abril_2024
11 Baixados  - Radar Feminista no Congresso Nacional - 19 Abril 2024
186.63 KB
Radar_Feminista-no-Congresso_Reacoes-a-resolucao-do-CFM_abril_2024
14 Baixados  - Direitos Sexuais e Reprodutivos - 19 Abril 2024
186.63 KB
Relatório final | XI Kuñangue Aty Guasu, Grande Assembleia das Mulheres Kaiowá e Guarani de MS
80 Baixados  - Indigenas - 22 Janeiro 2024
34.88 MB
Revista Instituto Humanitas Unisinos 219
21 Baixados  - Publicações Universitárias - 20 Junho 2024
501.06 KB
Revista Instituto Humanitas Unisinos nº 477
15 Baixados  - Direitos Humanos - 27 Junho 2024
3.3 MB
Revista Instituto Humanitas Unisinos nº 506
31 Baixados  - Direitos Humanos - 3 Abril 2024
2.71 MB
Self-care, care among activists
180 Baixados  - Autocuidado e cuidado - 20 Julho 2022
220.1 KB
Tecelãs do Cuidado: tecendo redes de autocuidado e cuidado entre mulheres ativistas em tempos de pandemia
7284 Baixados  - Autocuidado e cuidado - 18 Novembro 2022
4.63 MB
Trilhas de uma pedagogia feminista na internet. 13 anos da Universidade Livre Feminista - 2023
22 Baixados  - Universidade Livre Feminista Antirracista - 3 Julho 2023
3.98 MB
Tuba nº 6 - Mulheres&Cuidado
21 Baixados  - Autocuidado e cuidado - 18 Agosto 2023
17.09 MB
Uma teoria político-feminista do cuidado
104 Baixados  - Autocuidado e cuidado - 5 Novembro 2022
1.33 MB
Voto da Ministra Rosa Weber, Relatora da ADPF 442 DESTAQUE
91 Baixados  - Direitos Sexuais e Reprodutivos - 26 Setembro 2023
522.24 KB

nosso voto2

...