Evento gratuito celebra a força transformadora das mulheres negras com shows, seminários e feira de afroempreendedorismo
Foto: Pedro Moraes - Ascom/Sepromi - Imagem da feira de afroempreendedorismo, uma das atrações do 17º Festival Latinidades que celebra o Julho das Mulheres Negras em Salvador, entre os dias 5 e 7 deste mês.
5 de julho de 2024 - Alma Preta
Salvador dará início ao “Julho das Mulheres Negras” com o 17º Festival Latinidades, que ocorre desta sexta-feira (5) até o domingo (7), no Pelourinho. O evento gratuito conta com uma programação que inclui shows, performances de dança, espetáculos teatrais, debates, espaço literário, oficinas, seminários, palestras e uma feira de afroempreendedorismo.
Um dos destaques é o “II Seminário Desafios da Democracia no Brasil: Por mais Mulheres Negras e Indígenas nos Espaços de Decisão”, que ocorre no sábado (6), das 8h às 15h30, no Museu Eugênio Teixeira Leal. Participam da atividade gestoras públicas, lideranças políticas, representantes da sociedade civil e de instituições de ensino.
O seminário terá mesas temáticas como “Vivências e Inspirações: Mulheres Negras e Indígenas em Espaços de Poder”, “Identidade e Imagem: A Experiência das Mulheres Negras e Indígenas nas Mídias Sociais” e “Por uma Agenda de Boas Práticas da Promoção da Igualdade Racial e de Gênero”.
A Feira Afro Bahia, outro ponto alto da programação, reunirá 50 empreendedoras negras nos Largos Pedro Archanjo e Quincas Berro D’Água no sábado, das 14h às 22h, e no domingo, das 14h às 20h. A feira oferecerá exposição e comercialização de produtos artesanais, acessórios, moda, beleza e autocuidado, além de palestras, rodas de conversa, desfile, atrações musicais e espaço infantil.
Durante o festival, a unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela estará no Terreiro de Jesus, oferecendo atendimento preventivo e registrando eventuais ocorrências.
O Latinidades é o maior festival de mulheres negras da América Latina e este ano traz o tema “Vem Ser Fã de Mulheres Negras” – um convite para reconhecer e celebrar a força transformadora das mulheres negras. O evento é uma realização da Rede Afrolatinas, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), e do governo federal, por meio da Fundação Nacional das Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura.
Serviço
17º Festival Latinidades em Salvador
Quando: entre sexta-feira (5) e domingo (7)
Horário: consultar programação
Onde: Pelourinho – Salvador, Bahia
-
Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.