Quase lá: Encontro de Articulação da Marcha das Mulheres Negras da região da Borborema acontece em Campina Grande (Paraíba) neste domingo (28)

O evento tem o intuito de fortalecer a luta e a articulação para a Marcha das Mulheres Negras, que acontecerá em 2025

Brasil de Fato PB | João Pessoa |

Card do evento. - Foto: Divulgação.

 

Neste domingo (28), acontece o Encontro de Articulação da Marcha das Mulheres Negras da região da Borborema, no Sesc Açude Velho, em Campina Grande (PB), a partir das 9h. O evento é promovido pela Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania (Ajurcc), em parceria com a Associação das Trabalhadoras Domésticas e o Instituto Odara, e conta com o apoio do mandato da vereadora Jô Oliveira (PCdoB).

A atividade visa fortalecer a rede de apoio e articulação das mulheres negras para a Marcha das Mulheres Negras, que acorrerá em novembro de 2025, em Brasília (DF). Durante o encontro, haverá debate e troca de experiências sobre questões como cidadania, igualdade de gênero e raça e desafios no mercado de trabalho, além de marcar as comemorações do Julho das Pretas e do Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha.

O evento é aberto ao público e convida todas as mulheres negras da região. A programação inclui rodas de conversa e atividades culturais, proporcionando um espaço de expressão e fortalecimento da identidade e cultura negras. Entre os temas abordados, destacam-se a importância do empoderamento feminino, a valorização das trabalhadoras domésticas e a luta contra a violência racial e de gênero. 

A vereadora Jô Oliveira ressalta a importância de iniciativas como essa, para dar voz às mulheres negras e fortalecer a luta por igualdade e justiça social. "Este encontro é um espaço fundamental para que as mulheres negras da nossa região possam se organizar, discutir suas demandas e construir, juntas, estratégias para enfrentar os desafios que nos são impostos diariamente", afirmou.

A presença de diversas lideranças e os temas abordados na ocasião tem o objetivo de promover troca de conhecimentos e experiências, como também a conscientização e o fortalecimento das lutas sociais e políticas.

Programação

09h - Roda de Conversa: "Os Desafios das Juventudes e das Mulheres na Efetivação da Cidadania no Mundo do Trabalho"

14h - Roda de Conversa: "Marcha das Mulheres Negras - Articulação e Encaminhamentos"

17h - Apresentação Cultural com o Grupo Sambada Lunar
O encerramento do evento acontecerá no Museu dos Três Pandeiros, com uma apresentação cultural do Grupo Sambada Lunar, formado exclusivamente por mulheres, o grupo traz a expressividade da cultura negra.


Cultural do evento. / Foto: Divulgação.

Serviço

Evento: Encontro de Articulação da Marcha das Mulheres Negras da região da Borborema. 
Data: 28 de julho de 2024
Local: Sesc Açude Velho e Museu dos Três Pandeiros, Campina Grande (PB). 
Horário: 09h às 17h

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Carolina Ferreira

fonte: https://www.brasildefatopb.com.br/2024/07/26/encontro-de-articulacao-da-marcha-das-mulheres-negras-da-regiao-da-borborema-acontece-em-campina-grande-neste-domingo-28

 




Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...