Quase lá: Desemprego entre mulheres negras terminou acima da média nacional em 2023

Segundo IBGE, pretos e pardos foram os mais afetados pela falta de emprego formal no último ano

19 DE FEVEREIRO DE 2024 | VERÔNICA SERPA , do Alma Preta

 

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) apontam que mulheres negras ocuparam os piores índices de desemprego no Brasil no último ano. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa de mulheres negras desempregadas no último trimestre de 2023 foi de 9,2%, enquanto a média nacional foi de 7,4%, cerca de 2,2% acima do percentual médio. 

O número também representa uma superioridade de 53,3% entre a taxa de desemprego dos homens, que alcançou 6%. Essa é a segunda maior discrepância em 12 anos.

A população negra (soma de pretos e pardos) ainda apresentou taxas acima da média nacional de desemprego em relação à população branca, que alcançou 5,9%. Em comparação, os pretos apresentaram 8,9% e os pardos 8,5%.

A pesquisa ainda revelou diferenças entre escolaridade e empregabilidade. Das pessoas com ensino médio incompleto, o índice de desemprego foi de 13%, a pior taxa do estudo. As pessoas com superior incompleto alcançaram a porcentagem de 7,6%.

O PNAD foi realizado a partir da coleta de dados em 211 domicílios de 3.464 municípios em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

 

Fonte: https://almapreta.com.br/sessao/cotidiano/desemprego-entre-mulheres-negras-terminou-acima-da-media-nacional-em-2023/ 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...