Quase lá: "Tecendo Cuidados em Saúde Mental no Ensino Superior" começa na segunda (23); inscrições estão abertas

Na Universidade Federal do Piauí (UFPI) o mês de setembro será dedicado à valorização da vida, diversas atividades de promoção da saúde mental estão sendo realizadas com o objetivo de dialogar com diferentes grupos da sociedade.

Universidade Federal do Piauí - Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2024, 15h08

1.jpeg

Durante o mês de setembro, dedicado à valorização da vida, diversas atividades de promoção da saúde mental estão sendo realizadas com o objetivo de dialogar com diferentes grupos da sociedade. Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), não tem sido diferente. Com essa finalidade, foi organizado o evento "Tecendo Cuidados em Saúde Mental no Ensino Superior", uma iniciativa do Serviço de Apoio Psicológico da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (SAPSI/PRAEC) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ). O evento é voltado à comunidade acadêmica da UFPI, ressaltando a relevância do bem-estar psicológico no ambiente universitário.

Segundo Izabelly Abreu, psicóloga do SAPSI, o objetivo do evento é apresentar aos estudantes diferentes formas de cuidado em saúde mental, através de múltiplas abordagens. Ela enfatizou a importância da iniciativa. “É inegável que a saúde mental é um componente essencial para o bem-estar geral e o sucesso acadêmico dos estudantes universitários. No Brasil, pesquisas recentes indicam um aumento significativo na prevalência de transtornos mentais entre alunos de graduação e pós-graduação, o que destaca a urgência de intervenções nessa área”, destacou.

Izabelly também explicou a motivação para a criação do evento. “Entendemos a saúde mental como parte fundamental do processo educacional. Portanto, o evento 'Tecendo Cuidados em Saúde Mental no Ensino Superior' surge como uma resposta ao incentivo de práticas que promovam o cuidado com a saúde mental. A proposta é oferecer um conjunto integrado de ações que visam prevenir o adoecimento mental, promover o bem-estar emocional e intervir precocemente em casos de vulnerabilidade psicológica”, elucidou.

A programação terá início na segunda-feira, 23 de setembro, e seguirá até sexta-feira, com atividades previstas para os turnos da manhã e da tarde. A agenda inclui palestras, oficinas e atividades físicas. O evento contará com certificação via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), e as inscrições já estão abertas. O prazo para inscrição vai até o sábado, 21 de setembro.

Acesse o formulário de inscrição aqui.

Confira a programação completa.

fonte: https://www.ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi/57665-tecendo-cuidados-em-saude-mental-no-ensino-superior-comeca-na-segunda-23-inscricoes-estao-abertas

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...