Quase lá: REVISTA DO SUS - RESS lança chamada para textos originais sobre 20 anos de visibilidade trans

Publicação vai reunir artigos com dados sobre população trans no Brasil

Publicado em 21/11/2023 17h25

A Epidemiologia e Serviços de Saúde: revista do SUS (RESS) abriu edital de chamamento de manuscritos temáticos sobre os 20 anos da Visibilidade Trans no Brasil.

O envio dos textos deve ser feito até 29 de fevereiro de 2024

Os textos aprovados serão publicados em um número histórico da RESS, previsto para ser lançado em 2024. A iniciativa faz referência ao dia 29 de janeiro de 2004, quando um grupo de travestis lançou a campanha “Travesti e Respeito” no Congresso Nacional, com apoio do Ministério da Saúde. A data ficou conhecida como Dia Nacional da Visibilidade Trans.

Cinco temas diferentes são previstos no edital: Saúde integral de pessoas trans em ambulatórios trans e demais pontos das Redes de Atenção à Saúde; Análise de padrão de acesso a serviços de saúde entre pessoas trans no Brasil; Vigilância de doenças transmissíveis e não transmissíveis em pessoas trans; Vigilância da violência interpessoal e autoprovocada contra pessoas trans; Itinerários terapêuticos e preventivos de pessoas trans, incluindo padrão, frequência e distribuição do uso de hormônios e outros recursos de modificação corporal.

Mais informações sobre o chamamento podem ser obtidas no site da RESS

 Ministério da Saúde


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...