Coordenado pela USP e UFMG, curso on-line capacitará profissionais da saúde a detectar sinais de fragilidade e depressão em idosos
O curso é uma das etapas multiplicadoras do projeto Plataforma de Apoio à Depressão 60+, que teve início em agosto de 2020 e envolveu uma equipe formada por profissionais das áreas de psicologia, gerontologia, educação física, fisioterapia, farmácia, fonoaudiologia, psiquiatria e geriatria na formulação de um protocolo em parceria com o Núcleo de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP e o Núcleo de Geriatria e Gerontologia da UFMG.
Os que realizarem a inscrição, além de terem a oportunidade de descobrir estratégias de prevenção e promoção da saúde mental, oferecidas pelo curso, também terão acesso a mais de 10 videoaulas, que abordam as perspectivas e contribuições das equipes científicas da USP, UFMG e de profissionais multidisciplinares envolvidos ao longo do projeto. Após o evento de lançamento da capacitação, será disponibilizado um link para os profissionais da saúde entrarem nas aulas de Abordagem Multidisciplinar na Depressão da Pessoa Idosa. Ao final, os participantes receberão certificado.
Os temas abordados nos encontros serão: epidemiologia e depressão em idosos; desafios e estratégia na identificação e diagnóstico; e iniciação na abordagem farmacológica, até ativação no manejo de sintomas depressivos.
O grupo de trabalho da plataforma é composto dos professores Antônio Carlos Pereira Barretto Filho – coordenador-geral do Ambulatório de Geriatria do Hospital das Clínicas da USP, Edgar Nunes de Moraes – professor titular do Departamento de Clínica Médica da UFMG, e Bernardo de Mattos Viana – professor assistente do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFMG.
As vagas são gratuitas e limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo link Projeto Plataforma | Ondina Lobo.
Mais informações: