Quase lá: CLDF aprova projeto que prevê auxílio financeiro para órfãos do feminicídio

O PL prevê um auxílio financeiro de até um salário mínimo (R$ 1.320) por criança ou adolescente filhos de vítimas de feminicídio

Foto de perfil do autor(a) Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 22/08/2023 21:11

 

Feminicídio -  (crédito: Editoria de Arte/CB)
Feminicídio - (crédito: Editoria de Arte/CB)

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (22/8), o Projeto de Lei nº 549/2023, que cria o programa Acolher Eles e Elas. O PL prevê um auxílio financeiro de até um salário mínimo (R$ 1.320) por criança ou adolescente que sejam filhos de vítimas de feminicídio. Só nos oito primeiros meses deste ano, 24 mulheres foram assassinadas.

O texto, encaminhado pelo Executivo em 16 de agosto, foi apreciado pela CLDF em caráter de urgência, tendo sido aprovado em dois turnos e redação final na sessão desta terça-feira (22/8). Todos os 23 deputados presentes em plenário votaram favoravelmente à matéria, que segue para a sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

A proposta do Buriti foi apresentada e acatada com apenas uma emenda, feita pela relatora do PL na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Casa, deputada Jaqueline Silva (MDB), com o intuito de dar mais segurança jurídica à execução do projeto e adequá-la à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Regras

Para ter acesso ao benefício, é preciso observar os seguintes requisitos: ter ficado órfão em decorrência de feminicídio; ser menor de 18 anos ou estar em situação de vulnerabilidade até os 21 anos; residir no DF por no mínimo dois anos; e comprovar estar em situação de vulnerabilidade econômica.

O programa Acolher Eles e Elas tem como objetivo suprir necessidades básicas das crianças e adolescentes, como alimentação, moradia, educação, saúde e acesso à cultura e ao lazer.

Ainda de acordo com o texto, o Poder Executivo deverá regulamentar o programa, estabelecendo os critérios de concessão, valores do auxílio, forma de acompanhamento psicossocial e demais disposições necessárias à sua efetivação.

Com informações da CLDF

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2023/08/5119177-cldf-aprova-projeto-que-preve-auxilio-financeiro-para-orfaos-do-feminicidio.html

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...