Quase lá: Perita lança livro sobre valor jurídico da prova material em feminicídios

Beatriz Figueiredo, perita criminal da Polícia Civil do DF, vai lançar livro que explica o trabalho da perícia e os direitos da mulher contra a violência de gênero

Em 408 páginas, Beatriz conta o serviço da perícia em grandes casos de feminicídio no DF e cita os direitos das mulheres contra a violência de gênero -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Em 408 páginas, Beatriz conta o serviço da perícia em grandes casos de feminicídio no DF e cita os direitos das mulheres contra a violência de gênero - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

 

Foto de perfil do autor(a) Pedro Marra
Pedro Marra 
postado em 18/09/2023 12:37 / Correio Braziliense

perita criminal da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) Beatriz Figueiredo vai lançar, na noite desta segunda-feira (18/9), o livro Feminicídio: Perícia Criminal e Valor Jurídico da Prova Material, durante uma palestra no plenário do mezanino da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF), na Asa Norte. O evento é aberto ao público e começa a partir das 19h30.

Durante as 408 páginas, a obra conta o serviço da perícia em grandes casos de feminicídio no DF e cita os direitos das mulheres contra a violência de gênero. O livro está organizado em seções que tratam do patriarcado, gênero e desigualdade sexista ao longo da história.

O livro mostra os tipos de agressões contra a mulher e como se deu a evolução legislativa da proteção às vítimas de violência de gênero no Brasil. Os capítulos incluem análises detalhadas sobre a prova material, mostrando tanto o papel da perícia criminal durante o inquérito policial e processo penal, como a análise específica de todos os vestígios comumente encontrados em locais onde um feminicídio ocorreu.

Na obra de Beatriz, publicada em 17 de agosto deste ano, ainda há levantamentos técnico-periciais e a confecção do laudo de perícia criminal de maneira sistematizada, multidisciplinar e integrada, mostrando o ciclo completo do serviço.

 

Perita lança livro sobre trabalho da perícia em femnicídios e direitos da mulher
Perita lança livro sobre trabalho da perícia em femnicídios e direitos da mulher(foto: OAB-DF/Divulgação)

A palestra será conduzida por Beatriz, mas terá mediação de Cristina Alves Tubino, presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica e Familiar da OAB-DF. 

Palestra e Lançamento do Livro "Feminicídio: Perícia Criminal e Valor Jurídico da Prova Material"

Local: Plenário do Mezanino da OAB-DF
Endereço: Setor de Edifícios Públicos Norte (SEPN) 516 Bloco B Lote 7 - Asa Norte
Horário: 19h30

Mais informações

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (61) 3035-7244/7245

 

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2023/09/5126265-perita-lanca-livro-sobre-valor-juridico-da-prova-material-em-feminicidios.html


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...