Quase lá: Comissões debatem política de gestão em territórios indígenas

A audiência foi proposta pela deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) para discutir a execução da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas, instituída pelo Decreto  7.747/12.

Agência Câmara - 9/11/2023 - 06:14  

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Célia Xakriabá fala durante reunião de comissão
Célia Xakriabá quer transformar política de gestão territorial em lei

As comissões da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; e de Meio Ambiente vão realizar audiência pública nesta quinta-feira (9) para discutir a execução da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas, instituída pelo Decreto  7.747/12.

A audiência será realizada no plenário 12, a partir das 9 horas.

A audiência foi proposta pela deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) e pelo deputado Amom Mandel (Cidadania-AM).

Célia Xakriabá considera que a instituição da política representou importante momento para os direitos dos povos indígenas, "ao materializar diversas demandas" para a gestão dos territórios apresentadas por variados movimentos indígenas do Brasil.

Desafios
Ela ressalta, no entanto, que alguns desafios persistem para o fortalecimento dessa política, como, por exemplo, questões relacionadas aos recursos necessários para sua execução.

Para fortalecer o instrumento, ela defende a aprovação do Projeto de Lei 4347/21, que transforma em lei a política de gestão territorial, "elevando seu status no ordenamento jurídico e fortalecendo sua execução".

 

Da Redação - RB

fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/1011062-comissoes-debatem-politica-de-gestao-em-territorios-indigenas/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...