Grupo distribuiu um "kit de redução de danos", com itens para minimizar os riscos envolvidos no uso de drogas durante o Carnaval de Olinda
atualizado 22/02/2023 22:18
Reprodução
A organização Escola Livre Redução de Danos, sediada em Pernambuco, foi alvo de denúncias após promover ações para minimizar efeitos do uso de drogas durante o Carnaval de Olinda.
Entre as medidas, o grupo distribuiu um “kit de redução de danos”, com água, protetor solar, camisinha, sedas, piteiras, cartões e canudos. Além disso, foi montada uma casa de acolhimento para usuários.
A iniciativa, no entanto, recebeu críticas e foi denunciada por apologia ao uso de drogas. Segundo a Escola, agentes da Polícia Civil, por meio da Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco, fizeram uma fiscalização no local, na segunda-feira (20/2).
“No sábado (18/2) já havíamos recebido a abordagem da Guarda Municipal e autoridades da prefeitura com a mesma denúncia. Em ambas abordagens as autoridades confirmaram a inexistência de qualquer tipo de estímulo ao uso de qualquer substâncias, ou qualquer ambiente de uso”, diz uma nota publicada no Instagram da organização.
“A Escola Livre de Redução de Danos realiza desde 2019 um trabalho sério e comprometido com a saúde pública, o acesso à justiça e os direitos humanos das pessoas que fazem uso de drogas”, completou.
fonte: https://www.metropoles.com/brasil/ong-propoe-reduzir-danos-no-uso-de-drogas-e-e-acusada-de-apologia