Quase lá: Deputada Daiana Santos é eleita presidente da Comissão de Direitos Humanos

Comissões permanentes da câmara elegeram nesta semana novos presidentes para o mandato de um ano

 

A imagem mostra a deputada federal Daiana Santos, eleita presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, em uma sessão plenária.

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados - A imagem mostra a deputada federal Daiana Santos, eleita presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, em uma sessão plenária.

8 DE MARÇO DE 2024

 
 
 

A deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) foi eleita presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados, com 10 votos a favor. Os demais cargos, referentes às vice-presidências, serão definidos na próxima semana.

Na ocasião, a parlamentar destacou seu compromisso em garantir que políticas públicas cheguem a todos os cantos do país. “Estamos aqui para trabalhar de forma ativa e garantir a articulação com todos os setores da sociedade”, afirmou Daiana, em nota.

Educadora social e sanitarista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Daiana está em seu primeiro mandato como deputada federal. Antes, exerceu o cargo de vereadora em Porto Alegre. Ela é a primeira congressista negra e lésbica eleita pelo estado do Rio Grande do Sul.

Durante a pandemia, Daiana idealizou e coordenou o Fundo das Mulheres de Porto Alegre, projeto social voltado para atender mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além disso, atua na promoção da saúde da população negra, com experiência na atenção básica e no acolhimento de pessoas em situação de rua.

A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, criada em 1995, tem diversas atribuições, incluindo o recebimento, avaliação e investigação de denúncias relacionadas à ameaça ou violação de direitos humanos, fiscalização de programas governamentais e preservação das culturas populares e étnicas do país. Em 2023, a expressão “igualdade racial” foi explicitamente incluída no nome do colegiado, reforçando a importância do tema.

Comissões da Câmara elegem novos presidentes

Dezenove comissões permanentes da Câmara dos Deputados realizaram a eleição de seus novos presidentes para o mandato de um ano. Os partidos dos presidentes de cada comissão foram previamente definidos pelos líderes partidários, seguindo a proporcionalidade partidária, e os nomes dos candidatos eleitos também foram indicados pelos líderes.

Na próxima semana ocorrem as eleições das seguintes comissões: Desenvolvimento Urbano; Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; Fiscalização Financeira e Controle; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; Ciência, Tecnologia e Inovação; Comunicação; e Administração e Serviço Público.

 

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...