Quase lá: Competição Feminina de Programação permite ambiente de computação mais inclusivo

No campus da USP, em São Carlos, disputa busca fortalecer a presença das mulheres em eventos da área de programação; inscrições gratuitas podem ser realizadas até dia 28 de setembro

 Publicado: 25/09/2024 às 16:11
Evento é destinado a mulheres e pessoas não binárias regularmente matriculadas em curso de graduação ou cursando ensino médio – Foto: Reprodução/ICMC-USP São Carlos

 

Promover a conexão com o universo da computação em um ambiente colaborativo, diverso e inclusivo. Essa é a premissa da Competição Feminina de Programação (CFP) de São Carlos, que será realizada no dia 5 de outubro, sábado, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo formulário on-line até este sábado, dia 28 de setembro.

O evento é exclusivo para mulheres e pessoas não binárias regularmente matriculadas em cursos de graduação ou cursando o ensino médio, independente do nível de experiência na área de programação. O regulamento da competição está disponível para consulta neste link.

Para competir, é recomendado ter noções básicas de linguagens de programação como C++, C, Java, Python e Javascript. “Para participar, você não precisa saber programar há muito tempo, basta estar aprendendo agora e querer tentar algo novo”, diz a estudante Pietra Gullo, integrante da comissão organizadora do evento e coordenadora do Grupo de Estudos para a Maratona de Programação (Gema) do ICMC.

A iniciativa busca ampliar a participação feminina na programação competitiva e proporcionar um ambiente acolhedor na área, além de despertar o interesse pela programação nas jovens. “Além do pessoal da graduação, a ideia de incluir o ensino médio é para dar oportunidade para as estudantes conhecerem o ICMC e, quem sabe, virem a estudar aqui no futuro”, ressalta Pietra.

A Competição Feminina de Programação acontecerá presencialmente no ICMC. A programação do evento inclui palestras e um momento de aquecimento pré-prova. Durante a prova, cada participante terá quatro horas para resolver 11 situações-problema usando a linguagem de programação com a qual tiver mais afinidade.

“Não é somente uma competição em si, mas também a oportunidade para as meninas conhecerem umas às outras e verem que não estão sozinhas. Isso tudo acaba motivando”, conclui Pietra.

Serviço:

Competição Feminina de Programação de São Carlos
Para mulheres e pessoas não binárias regularmente matriculadas em cursos de graduação ou no ensino médio, independentemente do nível de experiência na área de programação.
Quando: sábado, 5 de outubro de 2024, a partir das 9 horas
Onde: Área I do campus da USP – Avenida Trabalhador São-Carlense, 400, Centro – São Carlos-SP
Inscrições gratuitas até 28 de setembro neste formulário: https://icmc.usp.br/e/5dab2
Mais informações no link https://linktr.ee/cfpsanca, pelo perfil do Instagram @cfp.sanca ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

*Texto de Raquel Sampaio, da Assessoria de Comunicação do ICMC

 

fonte: https://jornal.usp.br/diversidade/usp-em-sao-carlos-tera-sua-primeira-competicao-feminina-de-programacao/


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...