Quase lá: UFRRJ concede título Doutora Honoris Causa para Benedita da Silva

A proposta de a UFRRJ oferecer o título Doutora Honoris Causa à Benedita foi uma iniciativa do técnico-administrativo Maurício Marins, e foi apresentada ao Consu pelo Instituto de Tecnologia.

ADUR-UFRRJ

benedita silva doutora ufrrjO Conselho Universitário da UFRRJ aprovou, hoje, a concessão do título de Doutora Honoris Causa para a deputada federal Benedita da Silva. Bené, como é conhecida, iniciou sua longa trajetória de atuação política na Associação de Moradores do Morro Chapéu Mangueira, trabalhou como camelô, empregada doméstica, professora, auxiliar de enfermagem e assistente social.

Já na política, foi vereadora da cidade do Rio de Janeiro, deputada constituinte, deputada federal, senadora, vice-governadora. Benedita foi a única mulher negra eleita para a Assembleia Constituinte e a primeira mulher negra eleita senadora da República, em 1994.

A proposta de a UFRRJ oferecer o título Doutora Honoris Causa à Benedita foi uma iniciativa do técnico-administrativo Maurício Marins, e foi apresentada ao Consu pelo Instituto de Tecnologia. Na apresentação da proposta, Maurício expôs a trajetória de Bené e destacou sua atuação na implementação da política de cotas e em políticas para as universidades, especialmente a UFRRJ.

Conselheiras e conselheiros presentes se manifestaram de forma emocionada, parabenizando a iniciativa, destacando o exemplo de Benedita, a representativa da mulher negra, e o valor de uma universidade homenagear uma figura tão importante como ela.

Por aclamação, o Conselho Universitário da UFRRJ concedeu à Benedita Sousa da Silva Sampaio o título Doutora Honoris Causa!

Reunião também debateu assuntos com atuação direta da ADUR

O Conselho Universitário também debateu outros assuntos importantes, como a apresentação do relatório das atividades em andamento realizada pela Comissão de Acompanhamento das Mudanças Climáticas. Esta comissão foi criada a partir de solicitações da ADUR, para que a universidade crie protocolos de para enfrentamento de questões climáticas e que encaminhe a resolução de problemas infraestruturais para o conforto térmico.

O professor do departamento de Geografia, Andrews Lucena, coordena a Comissão e apresentou o plano de trabalho da equipe formada, que é de realizar um estudo científico, com base em dados, sobre as condições climáticas nos campi da UFRRJ e nas cidades onde eles se localizam. O objetivo é que a partir desta radiografia a comunidade universitária construa formas para se adaptar às questões climáticas e construa protocolos para situações extremas.

Outra pauta importante debatida foi a minuta dos Protocolos de Atendimento que prevejam as ações específicas no respeito à diversidade e acompanhamento às pessoas em situação de violência pertencentes à comunidade universitária. A Comissão Permanente da Política Institucional pela Diversidade, Gênero, Etnia/Raça e Inclusão (CPID) apresentou a minuta dos protocolos e explicou sinteticamente como as denúncias serão encaminhadas.

Conselheiras e conselheiros presentes destacaram a importância da medida e também apresentaram um histórico de movimentos da universidade em defesa do direito de mulheres, como o Me Avisa Quando Chegar; e de pessoas LGBTs, como o Grupo Pontes de Diversidade Sexual. A minuta dos protocolos foi aprovada por unanimidade.

fonte: http://www.adur-rj.org.br/portal/ufrrj-concede-titulo-doutora-honoris-causa-para-benedita-da-silva/

 

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...