Quase lá: Luta, Corpo, Saúde Mental no Território e Resistência feminista na Amazônia

O GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas “Eneida de Moraes” da Universidade Federal do Pará convida a participar da celebração GEPEM 30 ANOS, tanto de modo presencial quanto virtual. A presencial será no auditório do IFCH e a virtual por meio da plataforma Google Meet. 26/08/2024–27/08/2024 das 8h às 18h - FAÇA SUA INSCRIÇÃO

gepem ufpa30anos

A temática do evento é: Luta, Corpo, Saúde Mental no Território e Resistência feminista na Amazônia que visa contribuir para a produção de conhecimentos, saberes, práticas e linguagens promovendo a inclusão de discussões sobre gêneros, raça, saúde mental, sexualidades, relações homoafetivas e trans e minorias sociais, conforme os aspectos da diversidade. As atividades envolvem pesquisador@s do Brasil, e serão no formato de palestras, mesas e posters com discussões específicas sobre as inquietações mais recentes da sociedade em torno do monitoramento à aplicação de dispositivos legais em favor das mulheres, que resultaram de uma agenda política importante dos movimentos sociais. Metodologicamente usaremos as estratégias de conferências e mesas, bem como a apresentação de trabalhos de graduandos e pós-graduandos. 

A realização dos eventos anteriores permitiu consolidar no GEPEM/UFPA a participação de profissionais de todas as Regiões Brasileiras com ênfase para a Norte. O valor educacional desta iniciativa é relacionado a um cenário que leva em conta a diversidade dos contextos em que vivem as mulheres, debatendo a teoria critica feminista para situar fundamentos da economia capitalista que impacta a esfera dos cuidados como atribuição das mulheres.  Todas as ações do GEPEM são atividades educativas, informativas e de produção de conhecimento para contribuir com o debate e o enfrentamento das violências que permeiam as relações de gênero. Assim, com as sete linhas de pesquisas que o grupo possui, com destaque a linha Interdisciplinaridade e Saberes em Saúde que agrega os saberes produzidos pelos povos tradicionais sobre plantas medicinais a ciência.

Ademais, apresentamos, ao longo dos 30 anos problematizações sobre a noção de sujeito universal, mostrando o caráter hierárquico da construção de feminilidades e masculinidades. Também se revelou uma multiplicidade de práticas e representações de mulheres e homens, pautadas em diferenças, como étnicas, raciais, status e classe social, geração, sexualidade e orientação religiosa, para destacarmos apenas alguns dos principais marcadores. Os eventos realizados sempre se estenderam além dos muros da UFPA, congregando a comunidade de forma ampliada.

 

GEPEM 30 ANOS: Luta, Corpo, Saúde Mental no Território e Resistência Feminista na Amazônia

online Auditório Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) - Belém - Pará - Brasil
presencial Com transmissão online

Realizar inscrição

 

 

 

 
 

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...