Quase lá: Novo estudo: veja como foram os gastos do primeiro ano do governo Lula

Realizado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), o “Balanço do Orçamento da União: Brasil em reconstrução?” é um documento que analisa os gastos do governo federal em 2023

Inesc

inesc banner

 

Baixe o relatório completo

 
 

Realizado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), o “Balanço do Orçamento da União: Brasil em reconstrução?” é um documento que analisa os gastos do governo federal em 2023, oferecendo uma visão crítica de como os recursos públicos estão sendo empregados em dez áreas fundamentais para a garantia dos direitos humanos. 

Foram analisados os gastos em:

A análise também contextualiza o ambiente econômico, a execução financeira em 2023 e o orçamento previsto para 2024. 

 

inesc orcamento2023O Orçamento da União refere-se a todas as receitas e despesas dos órgãos e poderes do governo federal, que é estruturado e regulamentado por leis específicas, como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a  Lei Orçamentária Anual (LOA).

Nesta edição do nosso relatório avaliamos as políticas implantadas e os desafios enfrentados no processo de execução do orçamento,  especialmente em um contexto de reconstrução de políticas sociais e ambientais como o vivido no primeiro ano do governo Lula. Através deste balanço, é possível observar as prioridades governamentais e as necessidades de ajustes para melhorar a efetividade da gestão pública.

Por que baixar?

Com uma perspectiva voltada para os Direitos Humanos, o Balanço do Orçamento da União tem como objetivo aumentar a compreensão  da população sobre a importância do orçamento na promoção da justiça social e ambiental e na redução das desigualdades, além de servir de base para reivindicações, cobranças e sugestões para o alcance de  políticas públicas mais equitativas.

O relatório não só explica como os recursos estão sendo utilizados, mas também destaca áreas onde a execução orçamentária foi desafiadora. Além disso, ele fornece uma base sólida para a sociedade civil reivindicar mudanças e melhorias, assegurando que os direitos não devem ser subordinados a políticas fiscais restritivas. Com essa análise , esperamos auxiliar na capacitação da sociedade para cobrar responsabilidade, contribuir na formulação de políticas públicas mais eficazes e assegurar que os direitos fundamentais sejam uma prioridade nos planejamentos orçamentários.

fonte: https://inesc.org.br/orcamentodauniao2023/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...