Quase lá: GELEDÉS e Núcleo de Estudos Espiritual e  Religioso 7 Tronos Sagrados: 1º Curso de formação Promotoras Legais Populares em Francisco Morato (SP)

A capacitação é gratuita e visam formar lideranças comunitárias e agentes  multiplicadores, além de incentivar e fortalecer a emancipação de mulheres através da busca por mais conhecimento. Direcionado para mulheres, mulheres TRANS, indígenas  e negras, o curso de Formação PLP’s tem duração de cinco meses, será realizado com  diferentes palestrantes aos sábados, das 9h às 13h, na sede do 7 Tronos Sagrado.  

Ministrado pela primeira vez no Brasil em 1996 pela organização Themis, do Rio Grande  do Sul, o Curso Promotoras Legais Populares é uma experiência que teve início no Chile  e hoje está difundido em quase todos os países da América Latina. Através do Instituto  Geledés, é ministrado desde 1999 e já formou centenas de lideranças femininas, que  hoje atuam em diferentes áreas, contribuindo na solução de problemas vividos no dia a  dia por inúmeras mulheres.  

O Instituto Geledés, fundado em 1988, é uma organização da sociedade civil que tem  como missão combater o racismo e o sexismo; valorizar e promover as mulheres negras  e impulsionar o debate sobre a adoção de políticas públicas inclusivas para a realização  do princípio de igualdade de oportunidades para todos. 

Voltado à maiores de 16 anos de idade, o curso será realizado pela primeira vez no  município de Francisco Morato, com um novo modelo didático-pedagógico, sobretudo  após o impacto deixado pela pandemia, o qual afetou diretamente o cenário de direitos  da mulher. 

Serviço 

Período: 11 de fevereiro a 08 de julho de 2023, aos sábados, 9h às 13h 

Local: 7 Tronos Sagrados – Rua Trinta e Três, 197, Jardim Vassoura I, Francisco Morato (SP) 

As inscrições poderão ser feitas no site, Whatsapp ou e-mail.  

Site: www.7tronossagrados.wixsite.com/oficial/plp 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Whatsapp (11) 9.6040-40412 com Tamires Santana 

Mais informações: (11) 9.6863-0420 com Maria Sylvia

Temas abordados  

O curso revela lideranças femininas em direitos humanos e direitos das mulheres que  hoje atuam como educadoras, agentes de cidadania, contribuindo na solução de  problemas vividos por inúmeras mulheres tais como: pensão alimentícia; separação;  regularização de salários (funcionários municipais); aposentadoria, investigação de  paternidade e violência contra a mulher.  

A cada nova turma de PLPs transforma-se vidas através da escuta, acolhimento,  orientação, libertação e empoderamento de outras mulheres. 

Direito Humanos e Estado 

– Direitos Humanos e Organização do Estado: Declaração Universal dos Direitos  Humanos; Os Direitos Humanos no Ordenamento Brasileiro, Constituição Federal,  Estrutura do Estado (funcionamento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário),  abordando diferenças entre os três poderes.  

– Direito das Mulheres: os direitos das mulheres são direitos humanos: leis, convenções,  tratados. 

Família e Direitos 

– Garantia dos Direitos das Mulheres no Âmbito Familiar: relações familiares,  procedimentos relativos ao direito de família: ação de alimentos, separação judicial,  divórcio, dissolução de união estável, guarda de filhos, investigação de paternidade,  Estatuto da Criança e do Adolescente. 

– Garantia dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência: procedimentos jurídicos  para mulheres vítimas de violência, encaminhamentos, as diversas facetas da violência 

Saúde da Mulher 

– Direitos Sexuais e Reprodutivos: planejamento familiar, aborto, mortalidade materna e  questões referentes à saúde reprodutiva da mulher. 

Economia e Meio Ambiente 

– Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.  

– Justiça climática, meio ambiente, meio urbano e o impacto na vida da mulher e mulher  negra 

Raça e Gênero 

– Discriminação Racial e Preconceito 

Trabalho 

– Trabalho e Geração de Renda.  – Direitos Trabalhistas: legislação trabalhista, com ênfase na condição de igualdade nas  relações de trabalho.


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...