Quase lá: Vêm aí cinco novos cursos de graduação na modalidade a distância

Edital está previsto para março. No total, serão abertas 1.060 vagas para Artes Visuais, Música, Geografia, Pedagogia e Letras, pelo programa UAB

 

 

 
Oferta de cursos de graduação a distância é organizada pelo Centro de Educação a Distância (Cead) da UnB. Na imagem, inauguração do prédio, em 2021. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

 

Uma boa notícia para quem deseja acessar o ensino de alto padrão da Universidade de Brasília, mas reside em outros estados: em março, a UnB lança cinco novos cursos de graduação na modalidade a distância. Os detalhes ainda virão, mas já se sabe que será ofertado um total de 1.060 vagas. Os cursos são licenciatura em Artes Visuais, Música, Geografia, Pedagogia e Letras.

Quem deseja ficar por dentro das novidades relacionadas à seleção pode preencher um formulário para recebimento de comunicações diretas, disponível no site do Centro de Educação a Distância (Cead) da UnB.

O processo seletivo vai utilizar dois critérios de avaliação: nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e análise da documentação; ou nota do ensino médio e análise da documentação. O ingresso está previsto para o segundo semestre de 2023. A oferta acontece pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil é uma rede formada por instituições públicas que oferecem cursos de nível superior por meio da modalidade a distância. A UnB integra esse sistema desde 2007, ofertando cursos de licenciaturas e especializações para dezenas de municípios em todas as regiões do país. Os cursos de graduação são ofertados de forma gratuita, da mesma forma que os cursos presenciais. A grade curricular e a carga horária também é a mesma para ambas as modalidades. 

“As aulas são todas no ambiente virtual. Temos disciplinas síncronas, de acordo com o plano pedagógico de cada uma. Temos também materiais de apoio disponibilizados no ambiente virtual, assim como os polos de apoio presenciais, salas virtuais para discussões, salas virtuais de bate-papo e fóruns. Assim, os alunos podem entrar em contato com coordenadores, professores, com as equipes de apoio dos cursos e com colegas", detalha Letícia Leite, diretora do Cead.

Flávio Gaio teve a vida transformada após realizar uma graduação EaD na UnB. Quem sabe você seja o próximo? Imagem: Reprodução/UnBTV

O Cead é o setor responsável pelo programa UAB na UnB. As aulas dos cursos a distância são gravadas no ambiente do Cead. Coordenadora da licenciatura em Música EaD da UnB, Francine Cernev afirma que o suporte dado pelo Centro faz toda a diferença: “Nós não daríamos conta de um curso como esse se não tivéssemos uma parceria tão boa com a Universidade, que nos dá tantos subsídios tanto na parte de gestão como de captação."

Formado em licenciatura em Música na modalidade on-line pela UnB, Flávio Gaio é atualmente parte da equipe de professores do curso e sente-se honrado em ter sua trajetória mudada pelo ensino.

“A minha experiência foi fantástica. Posso falar que o EaD do curso de licenciatura em Música transformou a minha vida. Antes eu dava aula em escolas pequenas e locais menores, hoje em dia eu sou um professor concursado, trabalho na tutoria, trabalho em várias outras áreas da música que eu nunca esperava ter acesso, e o curso foi responsável por transformar a minha vida."

 Confira também informações em matéria da UnBTV:

*com informações da UnBTV.

Leia também:

>> Primeiro cineclube com audiodescrição é resultado de TCC da UnB

>> DPG lança quatro editais pelo projeto Capes-PrInt

>> UnB debate oferta de disciplinas EaD em cursos presenciais

>> Manutenção do Bloco K da Colina será entregue em março

>> Nova usina de energia limpa é inaugurada no prédio do Ipol e Irel

>> UnB destina mais de quatro hectares de Cerrado para recuperação

>> Reitora e pesquisadores da UnB recebem homenagem da Agência Espacial Brasileira

>> Mostra fotográfica de estudante da UnB recebe premiação internacional

>> Ex-reitor Antonio Ibañez recebe o título de Doutor Honoris Causa

>> UnB recebe prêmio por incentivar a criação de novos negócios


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...