Quase lá: Mulheres vítimas de violência poderão ganhar aparelho para sinalizar emergência

Mulheres em situação de violência doméstica e familiar terão acesso gratuito a um aparelho com conexão direta com autoridades de segurança pública para sinalizar emergência. É o que estabelece o PL 670/2023, que começa a ser analisado pelo Senado

Da Agência Senado | 01/03/2023, 16h10

ZENAIDE MAIA SENADORA

O projeto prevê atendimento imediato à mulher que acionar a sinalização de emergência
SSP-PR

Mulheres em situação de violência doméstica e familiar terão acesso gratuito a um aparelho com conexão direta com autoridades de segurança pública para sinalizar emergência. É o que estabelece o PL 670/2023, que começa a ser analisado pelo Senado. Ele institui o Programa Mulher Alerta.

Apresentado pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN), o projeto prevê que, assim que acionadas, as autoridades deverão enviar imediatamente agentes de segurança ao local. Na avaliação da senadora, as medidas protetivas nem sempre se mostram suficientes para garantir a integridade das vítimas.

“Agressores contumazes nem sempre aceitam os limites que lhes são impostos pelas medidas protetivas. Eles são, como bem se sabe, covardes. Agridem contando com uma vítima sem poder de reação. Nossa proposição tem a finalidade de mudar os cálculos dos agressores: o que farão sabendo que enfrentarão não mulheres e crianças, mas as autoridades de segurança pública?”, apontou Zenaide na sua justificativa para o projeto.

Conforme o projeto, os governos estaduais e do Distrito Federal poderão estabelecer convênio com o governo federal para custear a aquisição dos equipamentos e também a implantação de um sistema capaz de identificar a mulher que emite o sinal de emergência e rastrear a sua localização.

A proposta aguarda o despacho da Presidência para ser distribuída às comissões.

Fonte: Agência Senado - https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/03/01/mulheres-vitimas-de-violencia-poderao-ganhar-aparelho-para-sinalizar-emergencia

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...