Quase lá: Senadoras pedem voto de repúdio à fala de Ciro Gomes sobre nova colega do Ceará

A Bancada Feminina do Senado pediu oficialmente à Casa um voto de repúdio à fala de Ciro Gomes sobre a nova senadora representante do Ceará, Janaína Farias (PT-CE). Para a bancada, as falas do político demonstram “desrespeito e discriminação de gênero”.

- Congresso em Foco - 8/4/2024

 

Em entrevista ao portal A Notícia do Ceará, Ciro Gomes disse que Janaína só fez “serviços particulares” para o ministro da Educação, Camilo Santana. Ciro também desqualificou o trabalho de Janaína e disse que Camilo Santana colocou a senadora como sua suplente para “humilhar o Senado”, como um “capricho”.

“Ela só fez serviço particular do Camilo, e serviço particular, assim, é o harém, são os eunucos, são as meninas do entorno. Ela sempre foi encarregada desse serviço”, disse Ciro Gomes.

Janaína assumiu o mandato de senadora em 2 de abril. Segunda suplente de Camilo Santana, a senadora entrou no lugar de Augusta Brito (PT-CE), que assume uma secretaria no estado de Ceará.

Cearense, Janaína Farias é formada em Turismo pela Universidade Federal de Fortaleza e tem 48 anos. A nova senadora fez carreira na política ao lado de Camilo Santana. Ela foi parte do governo do estado do Ceará durante o mandato do atual ministro da Educação. Na época, ela ocupava o cargo de secretária especial. Recentemente, Janaína era secretária nacional de Gestão, Inovação e Avaliação do MEC.

Para as senadoras, Ciro fez ataques “repugnantes e absolutamente inaceitáveis”. Segundo o pedido de voto de repúdio, as senadoras veem “uma postura pessoal de desvalorização” de mulheres e resistência do político em ver mulheres em locais de poder, como é o Senado.

“Tal atitude viola os princípios de respeito e dignidade que deveriam nortear as relações humanas e profissionais, assim como constitui uma clara manifestação de violência política de gênero”, diz o requerimento. “Manifestações como essa, possuindo forte natureza misoginia e preconceito, não podem e não serão toleradas, pois atentam contra os avanços sociais pelos quais muitas lutaram e continuam a lutar incansavelmente”.

Assinam o pedido de voto de repúdio no Senado as seguintes senadoras:

 

Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...