Inscrições estão abertas até o dia 14 de fevereiro e integram o calendário do Janeiro Lilás, mês da visibilidade trans. A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac)
Como parte do calendário do Janeiro Lilás, mês temático instituído para a causa da visibilidade trans, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), lançou um edital público para artistas trans. Serão selecionados 10 projetos nas áreas de Artes Visuais, Dança, Teatro, Cinema, Literatura, Música e/ou proposta artística e cultural relacionada. Cada artista ou coletivo selecionado receberá um cachê de R$ 2.000,00, destinado para fomento e estímulo à produção artística, além do valor necessário para a produção da proposta. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 14 de fevereiro.
As propostas selecionadas serão realizadas ao longo de 2023, em meio as demais atividades da CCMQ.O edital não prevê restrição temática aos projetos, ou seja, não necessariamente precisam ser relacionados à experiência trans. Porém, a autoria das propostas deve ser, obrigatoriamente, de artistas ou coletivos com participação de pessoas trans.
De acordo com a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), o objetivo do edital é promover a visibilidade da temática e de agentes culturais identificados como pessoas trans, sensibilizar os públicos quanto à diversidade da pessoa humana, propor o debate sobre a inclusão e estimular o exercício da empatia. A iniciativa também visa combater estigmas e preconceitos em torno de identidades de gênero trans e travesti.